Crueldade inaceitável

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 11/01/2024
Horário 04:44

Os maus-tratos aos animais são uma realidade triste e persistente em nossa sociedade, muitas vezes agravados por atitudes irresponsáveis e falta de conscientização. Uma prática alarmante que tem ganhado destaque recentemente é a oferta de bebidas alcoólicas a animais de estimação, um comportamento inaceitável que revela a necessidade urgente de educar e sensibilizar as pessoas sobre os malefícios dessas ações.

Como noticiado por este diário, uma moradora de Presidente Epitácio, 23 anos, foi multada pela Polícia Militar Ambiental em R$ 3 mil por ter ofertado cerveja a sua cachorra, fato este que foi publicado pela moça em suas redes sociais, nesta terça-feira. De acordo com o órgão, uma equipe identificou a localização da jovem em atendimento a uma denúncia. “No local, ela confirmou a veracidade da publicação e declarou que não imaginava a repercussão negativa da mesma”, ressalta o policiamento.

Outros casos semelhantes foram noticiados por O Imparcial recentemente: um envolvendo um cachorro e outro um cavalo. Da mesma forma, as pessoas que ofereceram bebida alcoólica filmaram e postaram os vídeos em suas redes sociais. Infelizmente, hoje vale tudo por um “like”, até mesmo colocar em risco a saúde e a vida dos animais. Lastimável. 

As redes sociais tornaram-se uma plataforma onde muitos indivíduos compartilham suas vidas, incluindo interações com seus animais de estimação. Alguns usuários têm usado essas plataformas para exibir comportamentos chocantes. Vídeos e fotos de animais sendo forçados a consumir bebidas alcoólicas tornaram-se perturbadoramente comuns, alimentando uma cultura insensível que precisa ser combatida.

A raiz desses comportamentos muitas vezes reside na falta de conscientização sobre as necessidades e limitações dos animais. Muitas pessoas desconhecem os graves riscos à saúde que o consumo de álcool pode causar aos bichos, desde intoxicação até danos irreparáveis aos órgãos. É essencial promover programas educacionais que destaquem a importância do respeito aos animais e ensinem a responsabilidade inerente à sua guarda.

Oferecer bebida alcoólica a eles não apenas expõe os seres inocentes a riscos à saúde, mas também demonstra uma falta preocupante de empatia e compreensão. Animais de estimação confiam em seus donos para proteção e cuidado, e expô-los a substâncias prejudiciais revela uma quebra séria dessa confiança. Além disso, a prática pode levar a complicações médicas sérias, incluindo problemas hepáticos, neurológicos e, em casos extremos, até a morte.

A oferta de bebida alcoólica para animais é uma prática inaceitável que reflete a necessidade urgente de mudanças em nossa sociedade. A conscientização, a educação e medidas legais mais rigorosas são essenciais para garantir que todos os seres vivos sejam tratados com dignidade e respeito. Devemos nos unir como sociedade para condenar essas ações cruéis e trabalhar em direção a um futuro onde os animais possam viver sem o medo de serem vítimas de maus-tratos.

Publicidade

Veja também