Cuidados com pulmões de idosos

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 22/06/2022
Horário 05:00

O famoso apresentador da televisão Chacrinha viveu mais de 30 anos com apenas um pulmão e mesmo com limitações comandou seu programa ativamente. Não é comum tal situação, especialmente viver muitos anos apenas com um pulmão, chegando à terceira idade, quando muitas alterações do envelhecimento ocorrerão. A fragilidade aumenta ano a ano.
Muitos pais e mães levaram seus filhos pequenos a consultas médicas ou urgências em pronto-socorro devido a crises de asma, bronquite ou pneumonia, e qualquer mudança de temperatura poderia resultar em novo problema.
Chegando à terceira idade, os problemas pulmonares podem voltar a ser uma preocupação como no período da infância. Todavia, agora com muito mais gravidade: são uma das principais causas de morte em idosos. Os fatores mais comuns que agravam a saúde pulmonar dos idosos são o acúmulo de poeira, o uso de cigarro, ambiente domiciliar insalubre, inspiração de fumaças de indústria e de automóveis que se acumularam gradativamente. Surgem a tosse, expectoração produtiva e os processos alérgicos são muito frequentes.
Filhos e netos precisam ter cuidados redobrados com os pulmões de seus parentes idosos, e podem tomar algumas atitudes.
Primeiramente, os fazendo abandonar definitivamente o vício do cigarro. Isso pode ser difícil para idoso, mas é ponto crucial na preservação da saúde pulmonar. A limpeza do ambiente domiciliar deve ser impecável, passando pano úmido em móveis e usando aspirador de pó. Vassouras devem ser evitadas.
Os idosos devem tomar muita quantidade de líquidos, principalmente água – cerca de dois litros ao dia. Ela é o melhor expectorante. Além disso, devem ir a consultas médicas regularmente. Pode ser necessário que façam exame de espirometria e raios-x de tórax para avaliação de sua condição. 
Anualmente os idosos devem tomar a vacina contra vírus da gripe (influenza) e contra a bactéria da pneumonia (pneumococo). Por fim, pode ser necessária a realização frequente de capotagens no tórax dos idosos para expulsão de secreções. A capotagem é feita com a mão em forma de concha, batendo nas costas e na frente do peito, de cima para baixo, várias vezes na região dos dois pulmões. 
Essas medidas simples, práticas e eficientes ajudarão a manter os pulmões saudáveis.

 

Publicidade

Veja também