A Prefeitura de Adamantina, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e o Fundo Social de Solidariedade, está com inscrições abertas para um curso inovador de culinária inclusiva. A iniciativa tem como objetivo ensinar receitas práticas especialmente adaptadas para pessoas que possuem restrições alimentares, garantindo opções saborosas e acessíveis para diferentes necessidades. O curso é totalmente gratuito e irá abordar receitas que não utilizam ingredientes como glúten, leite, soja e açúcar, promovendo a inclusão alimentar e incentivando hábitos saudáveis. As aulas serão todas as quartas-feiras, no período noturno, das 19h às 22h, com início marcado para o dia 19 de março.
RODEIO
O secretário de Desenvolvimento e Presidente da Comissão Organizadora do Rodeio, Renê Miguel Gomes, anunciou em coletiva de imprensa a realização do Rodeio de Osvaldo Cruz, de 4 a 7 de junho de 2025. O evento coincidirá com as comemorações do aniversário da cidade, trazendo uma oportunidade única de celebração para a comunidade local e visitantes. Renê destacou a importância do rodeio, considerado o maior evento do calendário da cidade, e enfatizou a mobilização para repetir o sucesso do ano anterior, quando a festa alcançou recorde de público. “Existe todo um movimento em cima disso, porque muitas pessoas gostam do Rodeio. Já existe, inclusive, uma mobilização para que possamos fazer uma grande festa em 2025, a exemplo de 2024 com recorde de público”, comentou o secretário.
DETECTORISTA
Pouco conhecida em toda região da Nova Alta Paulista, a atividade de detectorista está chegando, timidamente na cidade de Lucélia. Comum em grandes centros urbanos como Campinas, Bauru e Sorocaba, a atividade desperta interesse e curiosidade em muitas pessoas. O detectorista Davi Santana, um luceliense que mora há quase 30 anos na cidade de Sorocaba, visitou a cidade e aproveitou para fazer umas pesquisas de campo. Tem encontrado peças de diferentes valores materiais e históricos.
DENGUE
A dengue já contaminou 88 pacientes em Osvaldo Cruz este ano. Os dados são da Vigilância Epidemiológica. A média é de pouco mais de 1 caso positivo por dia. Há ainda 75 pacientes que tiveram resultados negativos em exames e 43 aguardam resultados. Já os casos positivos de Covid-19 em Osvaldo Cruz atingiram 116 pessoas este ano. A média é de 1,5 novo caso por dia na cidade, de 1º de janeiro até a última sexta-feira. Há ainda 178 pacientes que apresentaram sintomas, mas o resultado foi negativo, e oito doentes estão em período de transmissão.
DIA DO BOTA FORA
Tendo em vista que na data de 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, o Sincomércio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e Região) prepara a 6ª edição do “Bota Fora”. Neste ano, a ação será realizada de hoje a sábado. A previsão dos organizadores é que nesses três dias as lojas do comércio adamantinense ofertem produtos com descontos que poderão variar de 10% até 80%.
DIA DA MULHER
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado em vários municípios da região. Inclui-se aí a ação do Lions Clube de Irapuru Caçula, que em sua última reunião a transformou em festiva quando prestou uma homenagem a todas as mulheres do município, representadas por suas associadas integrantes daquela entidade. O presidente João Carlos Costa afirmou que simbolicamente todas as mulheres foram homenageadas, representadas pelas titulares do clube. Cada uma recebeu um mimo, como também uma lembrança direcionada a ela e, individual, em forma de cordel, dando ênfase à mulher mãe, com citações dos seus filhos e finalizando com um jantar.
Foto: Cedida
Mulheres de Irapuru foram homenageadas representadas pelas associadas do clube
FILOSOFANDO EM TROVAS
Se o homem afirmar
Que Deus Pai lhe esqueceu,
Certamente neste mundo
Com a maldade se envolveu
(José Costa)