Anhumas tem se consolidado como uma grande potência agrícola regional. Neste cenário, a produção do mamão-formosa tem sido destaque. Seu cultivo tem ganhado espaço em toda região com a roça dos irmãos Dundi, que estão no mercado há 30 anos. O mamão é colhido ainda verde, para que não amasse ou estrague durante o transporte. As faixas amarelas em torno da fruta indicam que é hora de tirar do pé. O clima da região, que é bem quente, acaba ajudando na produção, que pode chegar até 100 quilos por mamoeiro.
De acordo com o produtor rural Reginaldo Dundi, a produção do mamão-formosa dura em torno de dois anos. Após a plantação, em seis meses começa a flora, e em nove meses inicia a primeira colheita. Em média, cada pé de mamão produz cerca de 60 quilos. “Estamos produzindo por dia em torno de mil quilos, sendo a comercialização feita na Ceagesp [Companhia de Entrepostos e Armazéns gerais de São Paulo] de Presidente Prudente e no norte do Paraná”, conta. O pé de mamão começa a produzir a fruta com 70 a 90 cm de altura, mas, por ano, passa dos três metros e meio.
Segundo Dundi, a despesa maior é com a plantação e a irrigação. “Já a manutenção não é tão cara”, expõe o produtor. Além do mamão, a família tem ainda na propriedade limão-taiti.
O mamão-formosa é fonte de saúde, pois é rico em fibras alimentares e vitaminas A, B, C e E. Com poucas calorias e rico em água, seu consumo aumenta a sensação de saciedade e ajuda na perda de peso. Os benefícios da fruta no organismo se estendem desde a pele e os cabelos, passando pela visão, até chegar ao cérebro e intestino.
Os antioxidantes presentes na fruta contribuem para o fígado desintoxicar o organismo e inibem o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, hipertensão e diabetes. O ácido fólico ajuda as gestantes e combate a osteoporose. A papaína reduz muco e inflamações, melhorando o controle da sinusite e outras doenças respiratórias.
O mamão-formosa contribui ainda para o fortalecimento do sistema imunológico, a redução da absorção de carboidratos, do colesterol e de toxinas pelo intestino. A fruta também estimula as bactérias benéficas presentes no órgão e tem um efeito laxante, facilitando o trânsito intestinal.
Fotos: Cedidas
O agricultor Reginaldo Dundi
Hora da colheita
Roça dos irmãos Dundi