Cultura e desenvolvimento

OPINIÃO - João Doria

Data 06/11/2019
Horário 04:14

Uma sociedade desenvolvida precisa ser culturalmente forte. E cultura forte pressupõe o envolvimento de governos, empresas e promotores do setor. São eles que fomentam a produção artística, criam, mantém equipamentos e ajudam a despertar novos talentos. É o que estamos fazendo em São Paulo, unindo forças para promover a cultura, ampla e democrática.

Em novembro, inauguramos um novo e moderno espaço de exposições na capital paulista, o MIS Experience, abrigando a mostra interativa “Leonardo da Vinci – 500 anos de um Gênio”. O MIS Experience é resultado da integração entre governo e empresas privadas. Ele nasce com 1.700 metros quadrados de área de exposições e mais 1.000 metros de área para projeções interativas. Recebeu R$ 8,5 milhões de investimento feito por empresas privadas. Será administrado pelo Museu da Imagem e do Som, que ganha assim um segundo espaço de exposições em São Paulo.

Pela primeira vez, São Paulo ganhou um evento anual que consolida o Estado como meca da arte da boa mesa

A parceria governo-empresas também é realidade na renovação do Museu do Ipiranga, o Museu da Independência. Financiados por 14 empresas privadas, os trabalhos, que estavam paralisados havia seis anos, foram retomados e serão concluídos no Bicentenário da Independência, em setembro de 2022, quando o Museu do Ipiranga passará a oferecer uma experiência multissensorial aos visitantes.

Para estimular um mercado que movimenta 12 mil empresas e gera 300 mil postos de trabalho, abrimos o Programa de Investimento no Setor Audiovisual de São Paulo, ProAV. Oferecemos R$ 200 milhões em linha de crédito com juros reduzidos e aprovação em apenas dois dias. Cultura e economia criativa também são o motor do maior evento de gastronomia do Brasil, o SP Gastronomia, que abrangeu todas as regiões do Estado. Pela primeira vez, São Paulo ganhou um evento anual que consolida o Estado como meca da arte da boa mesa, setor que emprega 780 mil pessoas diretamente e outros 2,4 milhões indiretamente.

É em parceria com a sociedade, com a juventude, com os artistas e com as empresas que trabalhamos para que a cultura de São Paulo valorize o conhecimento e a energia criativa. A produção cultural gera mudanças, valores, empregos e oportunidades. Semear cultura é colher desenvolvimento.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também