Curso beneficia 20 pacientes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/10/2016
Horário 12:17
 

Presidente Prudente foi primeira cidade fora da capital a receber a Esgo (Escola Superior de Ginecologia e Obstetrícia) da Sogesp (Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo). Em três dias, cerca de 40 médicos participaram de aulas teóricas e práticas acerca do que há de mais moderno da medicina em cirurgias uroginecológicas. O evento foi realizado entre quinta-feira e ontem, no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, que cedeu três salas cirúrgicas e toda infraestrutura tecnológica para a realização das aulas práticas. Na ocasião, 20 pacientes que aguardavam por cirurgias de incontinência urinária pelo SUS (Sistema Único de Saúde) foram beneficiados com o curso.

Jornal O Imparcial Cerca de 40 médicos integraram aulas teóricas e práticas no HR

Conforme informações da Assessoria de Imprensa do HR, a Esgo teve abertura oficial na quinta-feira, com aulas teóricas, realizadas na sede da APM (Associação Paulista de Medicina), em Prudente, com a presença do presidente estadual da Sogesp, Paulo Cesar Giraldo. Já no dia seguinte e no sábado, as aulas práticas foram realizadas no HR e no Hospital Iamada. Nelas, 20 pacientes que estavam na fila de espera por uma cirurgia foram contempladas.

O presidente regional da Sogesp e coordenador do evento, Neiw Oliveira Iamada, explica que a Esgo tem por objetivo levar conhecimento e atualização, teórica e prática, para o maior número de médicos em todo o Estado. "Presidente Prudente foi a primeira cidade no Estado de São Paulo a receber a Esgo, devido sua estrutura, tanto médica, quanto educacional, além da infraestrutura hospitalar que a cidade comporta", explicou.

Entre os ministrantes do curso estava a pós-doutora pela (EPM) Escola Paulista de Medicina, da (Unifesp) Universidade Federal de São Paulo, a uroginecologista Maria Augusta Bortolini, juntamente com outros quatros médicos de São Paulo e Campinas (SP). "Nosso objetivo foi justamente disseminar o conhecimento, a especialidade, a habilidade das novas técnicas operatórias em uroginecologia, que supriu de uma necessidade que a Sogesp vem observando ao longo dos anos e levar para o interior aquilo que nos grandes centros temos disponível em várias oportunidades", apontou.

 
Publicidade

Veja também