Curso capacitará atores para filme do centenário de Presidente Prudente

Pessoas da cidade e região podem se inscrever para fazer parte do elenco de “Historias & Estórias – Cem Anos" sobre o centenário de Presidente Prudente

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 25/09/2016
Horário 08:32
 

Presidente Prudente acaba de completar 99 anos e entre as comemorações do centenário no próximo ano, estará a exibição de longa-metragem "Histórias e Estórias – cem anos – Presidente Prudente, celebrados em 14 de setembro de 2017. E, após várias etapas de sua produção, chegou o momento da equipe escalar o elenco. Sendo que cerca de 100 personagens (crianças, adolescentes e adultos) serão escolhidos a partir da oficina ministrada aos atores da cidade e região, de 12 até 18 de outubro, no Centro Cultural Matarazzo. As oficinas serão dividas em três turmas. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas do dia 6 até 11 de outubro, no balcão de entrada da Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César.

De acordo com o diretor do filme, Vicentini Gomez, dentre todos os personagens existentes no roteiro, cerca de 95, que transitaram na história da cidade desde os desbravadores até a atualidade, apenas os dois coroneis e mais dez personagens estão escalados, conforme projeto inicial.

Jornal O Imparcial Vicentini contará a saga de uma importante cidade do Estado

"Nas oficinas teremos apontamentos teóricos e praticaremos exercícios indicando os fundamentos da arte de representar para o cinema. Após esta etapa, colocaremos todos à frente da câmera onde terão oportunidade de mostrar seu talento com textos indicados pela produção, já pensando em cada personagem a ser representado", explica o cineasta.

Após a escala do elenco, as filmagens serão iniciadas. Muitos cenários em Prudente e região estão selecionados para servir de pano de fundo da história da cidade no século 20 e 21. Haverá ainda cenários em fazendas de Itu (SP) e região, que remetem ao tempo remoto e à fidelidade das épocas.

Além da exibição durante as comemorações dos cem anos da cidade, o filme estará em festivais de cinema e será disponibilizado como material didático às escolas do ensino fundamental, em especial da primeira fase, que estuda a história local.

 

Por que capacitar atores?

Segundo Vicentini interpretar para cinema e televisão requer conhecimentos sobre os princípios básicos de como os filmes são realizados. Ele explica que o ator, em geral, habituado a representar no teatro para a última pessoa da plateia, perde a noção da "aproximação" da câmera e cria uma representação estereotipada. "A capacitação é necessária, portanto, para identificar essa diferença entre representar no teatro para uma plateia e representar para uma câmera", expõe o diretor.

 

Fatores para seleção


Vicentini comenta que todos os personagens existentes no roteiro foram pessoas que contribuíram no desenvolvimento da cidade, e, de 95% deles, a equipe tem fotos, portanto, terão que aproximar ao máximo a aparência física e qualidade de representação, elementos fundamentais para o artista ser escalado. Outro fator fundamental na seleção do elenco é saber se comportar e o respeito perante a equipe e o grupo, visto que durante o processo de filmagem os atores têm que exercitar a arte do saber esperar. "Em cinema e televisão, nós atores brincamos sempre que ganhamos para esperar e não para trabalhar", expõe Vicentini.

 

Raízes prudentinas


Vicentini que é filho da terra - que em uma de suas entradas uma imagem de Cristo recebe os visitantes de braços abertos - contará a saga dos desbravadores e os heróis que fizeram de um pequeno povoado implantado em torno da estação ferroviária, que ao longo de um século transformou-se em uma das cidades mais importantes do Estado de São Paulo e do Brasil.

Realizar um filme longa metragem demanda uma "longa" jornada. O primeiro passo é elaborar projeto para aprovação junto às leis de incentivo. A lei escolhida foi o Proac-ICMS. Aprovado, agora é necessário trilhar o difícil caminho para conseguir parceiros para a realização. As lojas Torra Torra com 87% do valor e a empresa Andorinha com 3%  possibilitaram o início do projeto. Conseguimos ainda importantes parceiros como Audi Propaganda, Hotel Aruá e Jornal O Imparcial, com apoio logístico da Secretaria de Cultura de Presidente Prudente.

 

Etapas


Pesquisa, roteiro e preparação foram as etapas do filme, cumpridas até o momento. Dentre estas, a oficina de interpretação para cinema, contrapartida da produção do filme conforme contrato com a Secretaria de Estado da Cultura.

Conforme o ator, a escolha de um conjunto de fontes para o estudo da história  permite uma visão totalmente fragmentada do passado. Ao fazer a conexão destes fragmentos, que são os indícios, o roteirista  constroi uma narrativa com a perspectiva de trazer à tona uma articulação coerente destas pequenas partes.

Este filme contará uma história. A história que a equipe de pesquisadores em parceria com o roteirista Vicentini Gomez escolheu para mostrar no longa. "Muitas outras histórias e estórias estão ai por contar. Cabe a quem se dispor, escolher os fatos com ciência, fundamento e interesse", frisa.

 

Serviço

INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA


Dias 12 até 18 de outubro

Local: Centro Cultural Matarazzo

Oficina A – para crianças – 10 a 13 anos - das 10h às 12h

Oficina B – para adolescentes – 14 a 17 anos - das 15h às 17h

Oficina C – para adultos - maiores de 18 anos - das 19h às 23h

Horário para inscrição: de 6 até 11 de outubro das 10h às 21h

 
Publicidade

Veja também