Curso de cirurgia endoscópica da coluna é realizado na Santa Casa de Prudente

Técnicas avançadas atraíram médicos da cidade e várias outras cidades dos Estados de São Paulo e Paraná

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/12/2021
Horário 11:53
Cirurgiões participaram de treinamentos teóricos e práticos sobre técnica endoscópica para coluna
Cirurgiões participaram de treinamentos teóricos e práticos sobre técnica endoscópica para coluna

A Santa Casa de Presidente Prudente e o especialista em cirurgia da coluna vertebral Flávio Porto realizaram, de quinta-feira a sábado, um curso de cirurgia endoscópica da coluna. As técnicas avançadas atraíram médicos de Prudente e várias outras cidades dos Estados de São Paulo e Paraná.

A estrutura do centro cirúrgico da Santa Casa oferece os recursos tecnológicos que permitem a realização de cirurgias inovadoras, um dos destaques é o segmento das cirurgias minimamente invasivas da coluna com recuperação mais rápida. O curso permitiu aos cirurgiões a oportunidade de aprimoramento nessas técnicas avançadas. Durante três dias, eles participaram de treinamentos teóricos e práticos ministrados pelo especialista Flávio Porto e o Neurocirurgião César Bertonha, de Campinas (SP). Na oportunidade, cirurgiões discutiram casos e aprofundaram conhecimentos sobre a técnica cirúrgica. “O curso permite uma troca de experiências entre os profissionais de ortopedia e neurocirurgia. Já faço este tipo de cirurgia e vim aperfeiçoar a técnica minimamente invasiva para tratamento da hérnia de disco lombar”, afirmou o neurocirurgião Carlos Zicarelli de Londrina (PR).

De acordo com o especialista em cirurgia da coluna, Flávio Porto essa técnica de cirurgia endoscópica para coluna, existe há vários anos no país, mas ainda é pouco praticada. A divulgação para médicos e pacientes é importante porque o procedimento oferece vantagens. “Neste tipo de cirurgia, minimamente invasiva, a recuperação é mais rápida, menos dor pós-operatória, e menor risco de sangramento e infecção”, afirmou. Porto também enfatiza que Presidente Prudente se destaca como um polo no procedimento, pela técnica e experiência dos médicos e estrutura hospitalar.

 

 

 

Veja também