Da educação infantil ao Enem

OPINIÃO - Paula Carneiro

Data 11/11/2025
Horário 04:30

Caro leitor, começamos o artigo hoje com muitas reflexões acerca do desenvolvimento da criança, do futuro adulto e posteriormente futuro idoso dentro de uma sociedade. Como formamos nossas crianças para o futuro? Que valores são dados aos diferentes níveis educacionais? 
Domingo passado o tema da redação do Enem foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Pois é, sabemos que a sociedade não valoriza a educação infantil como valoriza o Enem. Mas por quê? Qual é o mais importante? Cada um tem seu valor! O Enem abre determinadas portas, mas é na educação infantil que se encontra a raiz de tudo e é nela que se molda o futuro da sociedade. Também aqui aproveitando o tema da prova para elucidar a perspectiva de uma sociedade equitativa.
Analisando o tema proposto, no Enem, fica claro que não podemos deixar a educação de lado e principalmente a educação infantil, pois a educação infantil é a base fundamental para o desenvolvimento total de uma pessoa, de uma sociedade inteira e é nela que a criança constrói o seu futuro “eu” através de estruturas emocionais e cognitivas bem desenvolvidas.
Infelizmente, em muitos momentos a educação infantil ainda é vista como um cuidado inicial, sem se perceber que na verdade ela é a base de tudo que vai acontecer no futuro da sociedade, construindo um ser humano de forma integral. 
Para Freire, a educação infantil é como um espaço privilegiado para o desenvolvimento das potencialidades das crianças, enfatizando o protagonismo infantil, a importância do diálogo, da brincadeira e da criação de um ambiente que valorize a curiosidade, a imaginação e a experimentação livre. 
Para Durkheim, a educação de uma criança é um processo de socialização pelo qual a nova geração é moldada para se tornar um "ser social", apto a viver em sociedade. A criança aprende e internaliza os valores, normas e costumes de sua cultura, o que é fundamental para a coerência social. O papel da educação, especialmente na escola, é o de transmitir o legado sociocultural e a moral dominante, preparando os indivíduos para desempenhar seus papéis na sociedade. 
Para Piaget, a educação infantil deve priorizar a construção do conhecimento pela própria criança, incentivando-a a experimentar e explorar o mundo. Para Vygotsky, a educação infantil é um processo sociointeracionista, onde o desenvolvimento da criança ocorre por meio da interação social, da mediação de adultos e colegas, e da brincadeira. 
Sendo assim, como citam acima esses estudiosos, as experiências vividas nessa fase inicial, tão enriquecedora na formação do “eu”, serão essenciais para desenvolver a forma como ela vai olhar para a vida, para si mesma e para a sociedade em que estará inserida, com sua capacidade de perguntar, inferir, imaginar, de respeitar o outro e a si mesma. Portanto, dar à educação infantil seu real valor é garantir que esse futuro adulto saberá gerir as necessidades de sua sociedade no âmbito político, social, educacional, proporcionando aos cidadãos um envelhecimento justo e saudável.
 

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