Saresp é aplicado a alunos dos 2º e 5º anos do ensino fundamental nesta terça

Em Prudente, participam cerca de 4 mil estudantes da rede municipal; prova visa aferir nível de alfabetização e aprendizagem a partir das habilidades de leitura, escrita e raciocínio matemático

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/11/2025
Horário 17:46
Foto: Governo de SP
Alunos responderão questões de língua portuguesa e matemática
Alunos responderão questões de língua portuguesa e matemática

Nesta terça-feira, estudantes de classes dos 2º e 5º anos do ensino fundamental de todo Estado participam da edição de 20025 do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Além das unidades da Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), alunos dos 645 municípios paulistas e das redes particulares conveniadas também respondem aos itens de língua portuguesa e matemática. Em Presidente Prudente, participam cerca de 4 mil estudantes da rede municipal de ensino.

Para o 2º ano, são 35 questões — 16 de língua portuguesa de múltipla escolha e três discursivas e 16 de matemática de múltipla escolha. No 5º ano, são 48 de múltipla escolha — 24 de língua portuguesa e 24 de matemática. Todo conteúdo é elaborado a partir do Currículo Paulista previsto para cada ano escolar. O principal objetivo é aferir o nível de alfabetização e aprendizagem dos alunos, a partir das habilidades de leitura, escrita e raciocínio matemático.

As provas são aplicadas na mesma unidade e horário em que o estudante está matriculado. Cada participante deve responder aos itens em até quatro horas, com intervalo de até 15 minutos para turmas do 2º ano. Alunos com deficiência têm direito a uma hora a mais. 

“O Saresp é o mais importante instrumento de avaliação da rede estadual. Com os resultados obtidos nas provas, aplicadas em todas as etapas da educação básica, a secretaria é capaz de mapear os avanços e lacunas da aprendizagem e, assim, tomar decisões baseadas em evidências sólidas. A métrica utilizada pelo Saresp nos permite comparar os resultados das escolas paulistas com outras avaliações nacionais, especialmente o Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica], do governo federal. Por isso, é fundamental a participação de todos nossos alunos”, explica o secretário de Educação, Renato Feder. 

Fluência leitora

Além do Saresp, o monitoramento da aprendizagem dos estudantes do 2º ano ainda inclui a Avaliação da Fluência Leitora. Para incentivar as unidades para a temporada de provas, a Seduc-SP organizou na semana passada o “Dia A da Alfabetização”. Mais de 1.100 escolas estaduais e das secretarias municipais participaram na última quinta-feira da mobilização com atividades lúdicas e de preparação para os testes.

As ações fazem parte do Alfabetiza Juntos, programa do governo de São Paulo que visa garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa. Desde 2024, a Seduc-SP adota, em parceria com municípios, uma série de estratégias incluindo formação continuada para professores, apoio pedagógico e financeiro às prefeituras, fornecimento de material didático, uso de tecnologia e avaliação para monitorar o desenvolvimento dos alunos. Neste ano, os testes da Avaliação da Fluência Leitora estão marcados para o período entre 25 de novembro e 5 de dezembro.

Publicidade

Veja também