Da pedra fundamental à inauguração: morre Osni, mestre de obras do Hospital de Esperança 

Pai de oito filhos, deixa um legado importante e inesquecível

PRUDENTE - ALINE MARTINS

Data 07/12/2023
Horário 09:40
Foto: Cedida
Osni morre aos 65 anos
Osni morre aos 65 anos

Mestre de obras na construção do HE (Hospital de Esperança) de Presidente Prudente, Osni Camargo dos Santos, carinhosamente chamado por Nil, morreu nesta quarta-feira, aos 65 anos de idade, após sofrer um infarto enquanto trabalhava numa escola no Jardim Everest. Responsável por todo o tempo em que a instituição esteve em construção, presente desde a pedra fundamental. Pai de oito filhos, deixa um legado importante e inesquecível. Seu corpo está sendo velado no Centro Comunitário do Parque Alvorada, até às 15h, bairro que foi muito atuante. Líder significativo desta área, trabalhou muito em prol da zona leste prudentina. O sepultamento é nesta quinta, no Cemitério Municipal São João Batista. O prefeito Ed Thomas (sem partido) decretou ainda luto oficial de três dias.
Osni nasceu em 24 de janeiro de 1958, em Presidente Prudente, mais precisamente na Fazenda São José, no bairro três pontes Zona Leste, onde hoje encontram-se o Jardins Itapuã e José de Souza Reis.
Filho de Adão e Maria, vem de uma família de 11 irmãos. Casado com Maria das Graças Benvindo Santos. O casal teve 8 filhos: Lucilene, Odirlei, Suelene, Oderli, Elias (in memoriam), Isabel, Elizeu e Adão. Tem 15 netos. Começou a trabalhar aos 11 anos de idade, na lavoura de café, e cuidou do gado até 10 de fevereiro de 1976.

Homenagens 
Em 2020 foi homenageado pela instituição de saúde. Na oportunidade, recebeu placa de gratidão da diretoria. O atual presidente do HE, José Numeriano, lembrou da dedicação de Osni. “Sr Osni, um artífice na construção do Hospital de Esperança, pessoa que se dedicou com grande denodo, carinho e amor, desde o início da obra. Marcou de forma indelével sua prestimosa participação na edificação do hospital. A ele, todo nosso reconhecimento, rogando a Deus que o receba de braços abertos em sua nova morada. Vá em paz prezado amigo”, frisa.
Líder comunitário, trabalhou muito em prol de seu bairro, o Parque Alvorada e toda zona leste prudentina. O vice-prefeito, Izaque Silva, companheiro de Osni em muitas ações do bairro, lamentou a morte do amigo em suas redes sociais. “Meu grande amigo, verdadeiro irmão de coração, como é difícil falar sobre você no passado. Nosso Nil, grande líder comunitário, amoroso esposo, pai, avô e amigo. Padrinho dos meus filhos e de tantas pessoas. Não existe um único lugar pelo qual você tenha passado que não sentirão sua falta, meu amigo, tenho certeza disso. Uma das almas mais bondosas e vibrantes que já conheci, uma das amizades mais leais da minha vida. Que perda inestimável. É muito difícil acreditar. Foram mais de 40 anos de parceria na incessante luta por melhorias e avanços na zona leste de Prudente, em especial, no nosso querido Parque Alvorada. Meu grande amigo, se hoje choramos a sua partida, temos a certeza de que o Céu te recebe em festa. Aliás, como eram costumeiras a alegria e a festa de estarmos em sua presença! Assim como cada tijolo assentado no Hospital da Esperança, antigo Hospital do Câncer, tem um pouco do melhor mestre de obras de Presidente Prudente, cada um de nós leva um pouco de você. Obrigado, meu amigo, obrigado por tudo. Lembraremos sempre da sua bondade e sorriso incomparáveis. Que o nosso Deus de misericórdia te receba em sua infinita bondade e você encontre o descanso dos eleitos”.
O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (sem partido), também manifestou seus sentimentos. “Recebo a notícia com muita tristeza. Por décadas, ele se dedicou integralmente à comunidade da zona leste. Um homem digno e trabalhador. Uma perda imensa para toda a cidade. Que Deus O receba em Sua infinita bondade|”, destaca.
Uma das filhas de Osni, Izabel Camargo, externou sua tristeza. “E agora, pai, o que faremos sem esse sorriso, essa energia, sem essa bondade. Hoje [ontem] se torna a missão mais difícil ainda: aprender a viver sem sua presença carnal... serei sempre grata a Deus por ter sido meu pai e não trocaria por nada nesse mundo. Te amo meu paizinho”, escreveu
São muitas as manifestações de amor, carinho e gratidão por Osni.

Trabalho
Iniciou no ramo da Construção Civil em 11 de fevereiro de 1976 na empreiteira Tonino Menezes, da Construtora Imoplan, e em maio do mesmo ano fora classificado como Meio Oficial de Carpinteiro. Em novembro do mesmo ano foi promovido a carpinteiro.     
Em 1980 ingressou na Construtora Constrix com os engenheiros civis Jólio Martins e Nuno Ramos, onde trabalhou por 10 anos, já como encarregado dos carpinteiros e, posteriormente, encarregado de obras.
De 4 de novembro de 1992 a novembro de 1994, participou da Construção da Escola Cooperativa Regional de Ensino, hoje Colégio Cooperativo.
Em abril de 1995 até 30 de maio de 2003 participou da construção do Edifício Maanaim como Mestre de Obras, junto a Pedro Bernardo Sotelo e seu filho, o engenheiro Evandro Leonardo Sotelo.
Em 23 junho de 2003 foi convidado pela Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente para trabalhar como mestre de obras na construção do tão sonhado Hospital do Câncer, participando da fundação à inauguração, em 30 de junho 2016, através de um currículo encaminhado pela dona Angélica e Otávio Freire, moradores do apartamento 101 do Condomínio Maanaim.
Osni sempre foi membro ativo da Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Placídio Braga Nogueira, sendo escolhido paraninfo dos formandos de várias turmas.
Foi tesoureiro dos Pais Amigos dos Deficientes Auditivos em Presidente Prudente. Foi membro do conselho de segurança no projeto polícia comunitária.
Há mais de 30 anos Osni milita como voluntário no trabalho comunitário, sendo eleito por várias vezes presidente da Associação de Moradores do Parque Alvorada, liderando Campanhas do Agasalho e do Natal Sem Fome, assistindo famílias em situação de vulnerabilidade.
Osni é o amigo leal, pai, avô, bisavô amado. Esposo dedicado, profissional respeitado. Eis um grande legado!
 

Esse material será atualizado ao longo do dia

Fotos: Sinomar Calmona

Velório ocorre no Centro Comunitário do Parque Alvorada


Presidente do HE, José Numeriano cumprimenta a viúva, Maria das Graças dos Santos

Fotos: Cedidas

Osni durante as obras do HE


Homanegm recebida por Osni

Publicidade

Veja também