Muito conhecido na cidade e outras localidades por suas apresentações que já lhe rendeu vários títulos, o Grupo de Taikô Dantai Fênix, de Presidente Prudente, realiza seu primeiro show, "O Ecoar Eterno do Taikô", neste domingo, no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, às 20h. Os convites custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). A renda obtida será utilizada na manutenção dos instrumentos e reforma do local de treinamento dos 27 integrantes, com idades que variam de 13 a 26 anos.

No palco, se apresentam 27 integrantes do grupo, com idades que variam de 13 a 26 anos
Segundo Letícia Tsuda, 42 anos, uma das coordenadoras da associação do grupo, no show de uma hora e meia serão apresentadas 13 músicas de taikô e, no meio, duas danças de odori e uma de um tocador com espada. "Estamos bastante ansiosos e com ótimas expectativas. Já estamos com a presença confirmada de grupos novos de Dracena, de Presidente Epitácio, entre outras cidades da região que virão para nos assistir! Nossa intenção é de fazer com que este evento seja anual, assim como já ocorre em Londrina , Curitiba e em outros lugares. Queremos que nosso grupo fique mas conhecido", ressalta Letícia.
A coordenadora explica que até os que já viram uma apresentação do Dantai se surpreenderão, e os que ainda não conhecem entenderão o que essa cultura representa. A cada música, o apresentador Gerson Teruya fará uma leitura explicando o que a mesma significa, a mensagem que ela passa, lendas, ideologias e histórias da cultura oriental.
O grupo
Uma história e muitas conquistas nasceu em agosto de 2006, com a formação de um novo grupo de taikô, o Dantai Fênix, na época com 12 membros. No ano seguinte, abriu nova turma com um número maior e deixando-o mais animado. Foi o marco de um início próspero para a equipe, que logo começou a fazer muitas apresentações e a recrutar mais e mais integrantes.
"Somos um grupo sem fins lucrativos que tem como objetivo apenas a preservação desta arte milenar, aprender valores culturais e morais. ‘Dantai’ significa grupo e ‘fênix’ está relacionado à força de vontade que é o que cada um de nós traz ao público com a imortalidade do som dos tambores japoneses", salienta.
Conquistas
Letícia comenta que ao longo dos anos, o grupo realizou apresentações em diversos locais do país, já fez parcerias com escolas de samba, apresentações em conjunto com outros grupos, promoveu workshops de taikô e teve grandes conquistas como os bicampeonatos Regional e Brasileiro na categoria individual, com Guilherme Oliveira Tomishima e campeão brasileiro na categoria livre.
Atualmente, os responsáveis pela liderança do grupo são Guilherme (líder e compositor) e Marcos Vinícius Matos de Oliveira (líder).