De 17 bebês hospitalizados em Prudente, 6 recebem leite das próprias mães

Diante do cenário, Banco de Leite Humano aproveita Novembro Roxo para reforçar apelo por voluntárias, cuja doação ajuda a suprir necessidades nutricionais dessas crianças

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/11/2025
Horário 14:36
Foto: Arquivo
Banco de Leite atende bebês prematuros internados em hospitais da cidade
Banco de Leite atende bebês prematuros internados em hospitais da cidade

Presidente Prudente tem, atualmente, 17 bebês hospitalizados. Entre eles, somente seis das mães conseguem fornecer leite para os próprios filhos, aponta o BLH (Banco de Leite Humano), que reforço o apelo por doações de leite materno neste mês, quando é lembrada a campanha Novembro Roxo, celebrada em todo o mundo para conscientizar sobre a prematuridade e reforçar a importância dos cuidados antes, durante e depois do nascimento. Em Prudente, a ação ainda arrecada itens para ajudar os prematuros e suas famílias.

O Banco de Leite Humano participa da mobilização com ações de sensibilização e arrecadação de materiais de higiene infantil, como fraldas RN, algodão quadrado e sabonetes para a montagem de kits que serão entregues aos bebês prematuros hospitalizados durante a Semana da Prematuridade.

“Muitas mães de bebês hospitalizados não conseguem produzir leite suficiente para seus filhos e é aí que o Banco de Leite faz toda a diferença. O leite materno doado supre as necessidades nutricionais desses bebês e fortalece a imunidade, ajudando a reduzir o tempo de internação e o risco de mortalidade infantil”, destaca a coordenadora do BLH, Adriana Monteiro.

No Brasil, o tema ganha destaque por um dado preocupante: o país ocupa o 10º lugar no ranking mundial de nascimentos prematuros, com cerca de 300 mil casos por ano, segundo dados do Ministério da Saúde. 

Para doar leite materno, é necessário fazer um cadastro, estar saudável e ter feito o pré-natal. A mãe que puder ajudar o banco pode entrar em contato pelo telefone (18) 3229-1249.

Serviço

O Banco de Leite Humano fica no Ambulatório Médico Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, na Cidade Universitária. Quem puder doar pode retirar no local os vidros para armazenamento, mas a coleta também é realizada nas residências.

Cuidados que ajudam a prevenir a prematuridade

- Realizar o pré-natal, mantendo consultas regulares para monitorar a gestação desde o início;

- Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, hidratação adequada e atividades leves, sempre com orientação médica;

- Controlar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão;

- Prevenir infecções, mantendo a higiene das mãos, evitando contato com pessoas doentes e mantendo a vacinação em dia;

- Não fazer o consumo de álcool, cigarro e drogas ilícitas.

Publicidade

Veja também