O turismo do oeste paulista vive um momento decisivo. Consolidando-se como um dos principais vetores de desenvolvimento da região, o setor ganhou protagonismo durante o 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico – Turismo Integrado e Destino Oeste Paulista, realizado na última quinta-feira (30). O evento reuniu gestores públicos, empreendedores, pesquisadores e representantes do trade para debater inovação, sustentabilidade e crescimento estratégico do território.
Com uma programação robusta e especialistas em temas essenciais, incluindo turismo sustentável, neuromarketing, governança regional, gastronomia, turismo religioso e experiências locais, o fórum reforçou o compromisso do oeste paulista com um turismo integrado, competitivo e orientado por propósito.
O presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Marcos Eduardo Nomura, destacou a relevância do encontro: “Tivemos grandes palestras que reforçaram a importância e as necessidades do turismo no oeste paulista. Representamos aqui características que só existem na nossa região, e o foco agora é seguir trabalhando para que esse setor se fortaleça ainda mais”.
O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, destacou em vídeo a importância do oeste paulista para o Estado: “Nossa missão é transformar essa região em referência turística e não podemos falar de turismo sem falar do trabalho do meu amigo Júlio César de Moraes, que tem desenvolvido o oeste paulista através do Terra Parque”.
Foto: Cedida

Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo
Entre os momentos mais aguardados do fórum, esteve a participação do Terra Parque Eco Resort, apresentado como case de sucesso nacional. O fundador e diretor do empreendimento, Júlio Moraes, encerrou o ciclo de palestras com o tema “De acampamento ao destino mais buscado do Brasil”, compartilhando a trajetória que transformou um antigo espaço rural em um dos resorts fazenda mais reconhecidos do país.
Foto: Cedida

Júlio Moraes apresenta case de sucesso “Terra Parque”
Em sua apresentação, Moraes relembrou o início simples do Terra Parque, que começou como um acampamento familiar e, ao longo de mais de duas décadas, evoluiu para o atual Resort Fazenda do Vulcão, com títulos em grandes premiações internacionais, se tornando referência em hospitalidade.
No ano passado, o resort recebeu mais de 150 mil visitantes, proporcionando experiências temáticas que atraem famílias de todos os Estados do Brasil e até mesmo de outros países, que circulam pela região graças à influência do Terra Parque, conhecendo mais dessa realidade do interior e consumindo os produtos e serviços oferecidos. A expectativa é que no próximo ano, o público seja bem maior levando em consideração as ampliações e mudanças em que o resort vem trabalhando.
Diante desta grande visibilidade, o empresário destacou o compromisso do Terra Parque com a valorização da cultura regional. “Somos a prova de que sonhos que nascem no interior podem ganhar o mundo sem perder a essência. Começamos com barracas e hoje somos referência nacional, mas seguimos com os pés na terra, o coração na nossa gente e o compromisso de transformar a região através do turismo”, afirmou Júlio Moraes.
Um dos pontos de destaque da apresentação foi o Bairro Noite Negra, área rural onde o resort está inserido, que se tornou um circuito turístico integrado ao Terra Parque. O local, antes pouco conhecido, ganhou projeção graças à parceria com o resort, que impulsionou iniciativas de produtores locais, ampliou oportunidades e fortaleceu a economia criativa da comunidade.
Durante o evento, moradores e artesãos do bairro participaram com a exposição de produtos regionais em um estande do empreendimento, reforçando o impacto real do turismo no desenvolvimento social e na geração de renda no campo.
“Viemos aqui a convite do Terra Parque para expor nossos produtos, e acredito que eventos como esse devem acontecer com mais frequência para que as pessoas conheçam o que a nossa região tem a oferecer”, destacou Vanessa, moradora do bairro e proprietária da VV Couros, que produz artesanato em couro.
Foto: Cedida

Moradores do bairro rural: Vanessa (VV Couros), Geraldo e Matilde (Apiário Noite Negra) expõem seus produtos no estande, ao lado de Richard Uzeloto (Marketing e Comunicação Terra Parque)
Martha Moraes, filha do Júlio Moraes, esteve presente no evento e vem se integrando cada vez mais no empreendimento, abraçando o legado do Terra Parque para as próximas gerações. “O sonho do meu pai sempre foi valorizar a comunidade local do bairro Noite Negra, ele criou a associação dos moradores do bairro, circuitos turísticos, levou capacitação para os moradores e hoje o bairro é visitado por nossos clientes que vêm de todos os lugares do mundo. O que antes era percebido apenas como um bairro comum, hoje é um destino turístico que queremos desenvolver cada vez mais”.
Foto: Cedida

Martha Moraes, filha de Júlio Moraes
A participação do Terra Parque no fórum simboliza o avanço do turismo do oeste paulista e o poder da cooperação entre setor privado, poder público, academia e comunidade. O encontro reforçou a visão de um turismo que não apenas movimenta a economia, mas transforma vidas, fortalece raízes culturais e gera pertencimento.
Segundo Júlio Moraes: “O que vem agora é continuar com propósito. Desenvolver turismo na nossa região é um trabalho diário. Muitas vezes, o que é comum para nós é exatamente o que o viajante deseja viver. Quando cada agente, dos pequenos produtores ao poder público, se engaja, o desenvolvimento acontece”.
Com foco na união regional e em novas ações integradas, o oeste paulista segue consolidando sua posição como um dos destinos mais promissores do Brasil para o turismo sustentável, cultural e experiencial.