“Uma oportunidade única de aprender, ensinar e compartilhar experiências para construir uma América Latina mais integrada.” É assim que Helber Henrique Guedes, graduando em Geografia pela FCT Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) e atual Agente Territorial de Cultura de Presidente Prudente, define a experiência que está prestes a viver. Nesta segunda-feira, ele embarca para a Argentina, onde irá realizar um intercâmbio acadêmico na UNQ (Universidad Nacional de Quilmes), pelo Programa Escala Estudantil AUGM.
A iniciativa faz parte do edital da Assessoria de Relações Externas (AREX Unesp), que visa promover experiências acadêmicas internacionais entre universidades da AUGM (Associação de Universidades do Grupo de Montevideo), fortalecendo a integração científica e cultural na América Latina. Para participar, os estudantes passam por um processo seletivo criterioso, que avalia desempenho acadêmico, carta de motivação, plano de estudos e entrevista.
Helber, que integra o Neapo (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agroecologia) e coordena o Ponto de Cultura Projeta Cine, iniciativa de democratização cultural e educação ambiental, também é pesquisador do projeto “Democratizando a Cidade: diálogos e participação comunitária”, voltado a temas como mobilidade urbana, habitação e justiça socioambiental para a população de Presidente Prudente.
“DESEJO CONHECER NOVAS METODOLOGIAS, FORTALECER REDES DE COOPERAÇÃO E AMPLIAR MINHA COMPREENSÃO DA REALIDADE LATINO-AMERICANA A PARTIR DE UM OLHAR GEOGRÁFICO E COMPROMETIDO”
Helber Henrique Guedes
Ele destaca que a experiência irá ampliar sua formação crítica: “Estou convencido de que o intercâmbio internacional não é apenas uma oportunidade de crescimento acadêmico, mas também uma vivência de integração cultural e política entre nossos povos. Desejo conhecer novas metodologias, fortalecer redes de cooperação e ampliar minha compreensão da realidade latino-americana a partir de um olhar geográfico e comprometido”, explica.
Durante o período na Argentina, Helber irá cursar disciplinas como Gênero, discurso e poder, Pedagogia Social e Imaginários Sociais, Práticas Coletivas e Subjetividade, alinhadas à sua trajetória acadêmica e de extensão universitária. O semestre na UNQ terá início no dia 5 de agosto, com término em 14 de dezembro.
O intercâmbio conta com apoio financeiro da Unesp e da universidade anfitriã, cobrindo despesas como transporte, hospedagem e alimentação. A experiência também integra os compromissos assumidos no âmbito do Programa Escala Estudantil AUGM, que isenta estudantes do pagamento de taxas acadêmicas e promove a circulação de conhecimento entre países da região.
Cedida
Semestre na Universidad Nacional de Quilmes começa nesta terça, com término em 14 de dezembro