Faz parte da promessa de um escoteiro, em sua formação, firmar o compromisso de que vai ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião. Com base nesse pensamento, o Grupo Escoteiro Guayporé promove amanhã, às 19h30, um debate que visa fomentar a organização de ações que possam promover a prevenção de suicídios, como base no Jogo da Baleia Azul. Direto do Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente, a população que comparecer no local poderá ouvir autoridades responsáveis pelas medidas de combate.

Marcelo: "Hoje é a Baleia Azul, amanhã pode ser outra coisa"
"A ação surgiu e teve ideia de ser discutida, inicialmente, apenas aos participantes do grupo. No entanto, com uma demanda crescente vindo de pessoas de fora, interessadas no assunto e, principalmente na prevenção". Conforme relatado pelo diretor-presidente do grupo, Marcelo Costilho Jorge, ele também explica que a ideia é unir as pessoas e pedir ajuda pra sociedade, de modo a continuar com o trabalho em casa e nos grupos sociais que participa.
"Hoje é a Baleia Azul, amanhã pode ser outra coisa. Nós temos que entender que as crianças e adolescentes, muitas vezes, estão suscetíveis a participar de jogos e ações como essa, como resultado de algum problema que já estejam enfrentando", explica Marcelo. Ainda de acordo com ele, é uma dever de todos promover o bem-estar social, de modo que o encontro busque desenvolver ideias e programas que possam ser aplicados.
Participação
Segundo o diretor presidente, além do Guayporé, os outros dois grupos de escoteiros de Prudente, Monte Carmelo e Nelson Mandela, participaram do debate. Além disso, Marcelo garante algumas instituições confirmadas no evento, sendo elas, a Polícia Federal, Polícia Militar, o Ministério Público e a Delegacia Regional de Ensino, trazendo alunos. Ademais, a psicóloga clínica Jô Alvim, que também é mestre em Educação.
Serviço
O debate é aberto ao público e promovido, às 19h30, de amanhã, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo.