Declaração oficial

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 30/08/2025
Horário 04:08

DECLARAÇÃO OFICIAL

Pelo canal competente, que é a Assembleia Legislativa, Presidente Prudente deverá – em breve – ser declarada oficialmente Capital Estadual da Batata-doce. Acaba de ser protocolado projeto de lei nesse sentido e já está em processo do devido tramite legal.

ESTÁ NA HISTÓRIA

O projeto faz o apelo de que a declaração representa o reconhecimento justo e necessário da relevância histórica, econômica social e cultural do envolvimento de Prudente na cadeia produtiva; reforça a identidade regional e oferece perspectivas.

MAIOR POLO

Na busca da aprovação do projeto e sua transformação em lei, é destacada a centralidade de Prudente no cenário estadual e nacional, como sede do maior polo produtor paulista, voltado à inovação e turismo (feira tecnológica) em prol da economia.

DADOS EM RELEVO

Ao evidenciar Prudente como centro do polo regional; são apresentados dados relevantes: a área cultiva que está em 2.400 hectares, com produção de 15.245 kg por hectare/ano; e que no cenário estadual representa 60% da produção.

ESTADO RECONHECE

A Batatec – Feira Tecnológica da Batata-doce acontece desde 2018 em Prudente, em cinco edições recebeu mais de 85 mil visitantes e está inserida no Calendário Turístico do Estado de São Paulo; então, a cidade já tem esse reconhecimento do estado.

MÉRITO DOS PRODUTORES

O projeto coloca em relevância a organização de classe e o empenho dos produtores na produção de qualidade da batata-doce que começou a ser introduzida na região oeste paulista há 40 anos, como alternativa à reforma de pastos.

MAIS CONSISTENTE

O projeto entrou em trâmite ontem, sexta-feira (29). A autoria é do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). Na visão do Plantão é bem mais consistente do que já vinha tramitando, mas com a declaração para Álvares Machado ser a capital da batata-doce.

SOBRE OS FATOS

Breve resgate do assunto: no domingo (24) passado o Plantão publicou sobre o título para Machado. Na segunda-feira (25) a Câmara Municipal aprovou tal declaração estadual para Prudente; sendo que não cabe ao município oferecer título estadual.

LEILÃO DE TERRENOS

Está previsto para meados de setembro um novo leilão de terrenos da Prefeitura de Prudente, conforme apurado pelo repórter do Plantão junto ao secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Laércio Alcântara.

MAIS AMPLO

O primeiro leilão eletrônico ocorreu dia 18 do mês passado e foram arrematados quatro terrenos de 82 lotes com 83 terrenos (teve um lote com dois terrenos). O secretário diz que o leilão de setembro está sendo preparado, inclusive com a inclusão de novos lotes.

REAJUSTE SALARIAL

Através de requerimento em tramite na Câmara, o vereador Edu da Padaria (PP) solicita do prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã` (Rep) reajuste salarial das cozinheiras que trabalham nas áreas de educação e assistência social. O salário está em R$ 1,8 mil.

HORA PLANTÃO

Outro requerimento em trâmite, do vereador Demerson da Saúde (Rep), solicita estudo de criação ou alteração dos valores de referência da hora plantão dos servidores da saúde pública municipal, de modo a corrigir eventuais distorções.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também