Decoração natalina e a segurança

EDITORIAL -

Data 25/11/2023
Horário 04:15

Ah, o Natal. Época de luz, solidariedade, nascimento de Jesus. Tantos momentos marcantes que as pessoas vivenciam nestes dias. Saudosismo, esperança, renovação. E, claro, as árvores de Natal e ornamentações iluminam e alegram os ambientes.
Porém, para evitar acidentes indesejados, é essencial que as pessoas tenham consciência e não façam emendas e ações amadoras, que podem colocar a vida das pessoas em risco. As famosas “gambiarras” podem trazer consequências catastróficas. Não são raras as situações em que as decorações com enfeites luminosos escondem improvisos, adaptações irregulares que colocam em risco a segurança das pessoas. 
Como noticiado neste diário, fios escondidos debaixo de tapetes, cortinas ou carpetes, extensões improvisadas, “Ts” sendo usados para ligar vários equipamentos em uma mesma tomada. São situações que potencializam os riscos de sobrecarga e que podem ocasionar um curto-circuito, choque elétrico e até incêndios. A situação pode ser ainda mais perigosa onde há crianças e pets que, por curiosidade, podem se envolver em acidentes domésticos envolvendo eletricidade.
Então, é preciso cuidado e atenção para que a decoração não seja fonte de acidentes dentro da própria casa. Monte a árvore de Natal distante de cortinas ou quaisquer outros objetos/materiais que possam propagar chamas em caso de curto-circuito. A atenção deve ser redobrada com a ornamentação de áreas externas, principalmente, com as tempestades que vêm ocorrendo sempre. Não decore lugares próximos à rede elétrica.
São alertas e cuidados básicos que podem e fazem toda a diferença na segurança da família. Deixar a decoração natalina segura é importante para que crianças e adultos possam aproveitar ao máximo essa época sem acidentes com eletricidade.
 

Publicidade

Veja também