Decreto oficializa criação da Deic em Prudente

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 01/03/2020
Horário 07:29
Arquivo - Divisão especializada está instalada no antigo prédio da DIG e Dise
Arquivo - Divisão especializada está instalada no antigo prédio da DIG e Dise

Com o objetivo de investigar o crime organizado, o governo do Estado de São Paulo publicou recentemente no Diário Oficial o Decreto 64.809/2020, que oficializa a criação da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais), que atenderá a região de Presidente Prudente e terá a maior cidade do oeste paulista como a escolhida para receber a sede. A divisão funcionará no prédio em que atuavam a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e a Dise (Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes), que está em processo de adequação.

Conforme o documento, a Divisão Especializada de Investigações Criminais fica criada em cada um dos Departamentos de Polícia Judiciária do interior do Estado, conhecidos como Deinter. Além de investigar, a Deic terá também, conforme o artigo quarto do decreto, a atribuição de planejar e coordenar ações operacionais táticas e estratégicas de combate ao crime organizado.

Para tanto, ficam extintas, assim, algumas unidades policiais em todo o Estado, como a DIG e Dise de Presidente Prudente, sendo os cargos, funções-atividades, direitos, obrigações, acervos, bens móveis e equipamentos atualmente existentes nas unidades extintas transferidos para as Divisões Especializadas de Investigações Criminais, agora oficializadas.

Veja também