Dedicação, uma qualidade de poucos, mas sempre com cuidado!

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 17/06/2025
Horário 05:00

É bem verdade que qualquer momento que possamos ser ou ter, algo que valha e some a um resultado, por naturalidade, acredito que a dedicação seja um valor de grande desempenho para essa busca. Assim, já dizia a bendita frase de um provérbio oriental: “Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”. Evidente que essa equidistante situação da frase, entre o tempo e o homem, podemos considerar o tempo sempre o implacável, porém, o homem, esse tenta de todas as formas o que realmente o instiga a sua intenção por algo que o leve a algum momento de êxtase.
Dias atrás, vendo uma matéria do nosso ex-atleta olímpico, Fernando Scherer, o Xuxa da natação, falando de seu desempenho no momento quando competia e que sofreu os desafios que uma grande depressão que o pegou, mas principalmente da busca pelo resultado e de se sentir muito bem somente no final de uma prova quando terminava. Se ele fosse o vencedor, mais um motivo que o fizesse valer apena a sua dedicação por algo que considerava e o mantinha forte. Afinal de contas, ser um modelo de atleta de alto nível, principalmente o Brasil, não é nada fácil. Assim, com o tempo, foi sentindo um certo desgaste, devido quando se sentia realmente o imbatível, que em determinados momentos no seu auge, se via descendo ladeira abaixo sem sentir e perceber no uso excessivo de álcool. Então, aqui fica o alerta a todos os atletas, seja ele alto nível ou não.
O Brasil vem já algum tempo buscando e querendo ser referência de suas tentativas de resultados que possam se tornar suas evidências ao mundo moderno. E o esporte sempre foi um deles. Seja no futebol, no tênis, na natação, no skate, entre outros de sua magnitude, por sempre aparecerem novos talentos em tantas outras modalidades. 
Aqui, pois muitos de nós ainda não sabemos, o quanto de novos atletas estão se dedicando todos os dias numa busca incansável pelos seus resultados, através dos treinos, rotinas diárias, sonhos, por acreditarem que ainda podem. No entanto, cabe principalmente aos pais, técnicos, treinadores, há de sempre observar, acompanhar de perto essa rotina de busca não pelo excesso daquilo que possa desvirtuar uma capacidade de resultados positivos, mas às vezes por orgulho interno não aparente, e que possa gradativamente se incumbir de desmascarar algo muito mais sério, nocivo num futuro próximo. Que a nossa dedicação seja salutar em todo momento de busca...     

Publicidade

Veja também