Defensores públicos e membros da comunidade debatem sobre serviços

Explica ainda que na ocasião, os participantes foram divididos em grupos para discutir nove temáticas e propor mudanças.

PRUDENTE - Alana Pastorini

Data 04/08/2013
Horário 10:01
 

Como forma de aproximar a sociedade civil das funções do poder público e, principalmente, da atuação da Defensoria Pública, representantes do órgão e da comunidade se reuniram ontem, nas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, de Presidente Prudente, para promover a pré-conferência regional da Defensoria Pública do Estado.

Jornal O Imparcial Roseleine Silva expõe que participação popular é importante

"O objetivo é discutir qual é o papel da Defensoria na sociedade e dar ao cidadão comum a oportunidade de expressar e revelar o que pensa sobre os serviços, para juntos buscarmos melhorias", expõe a defensora pública Roseleine Aparecida da Silva, 32 anos.

Explica ainda que na ocasião, os participantes foram divididos em grupos para discutir nove temáticas e propor mudanças. A programação incluiu também uma plenária para votar as 20 melhores propostas que serão defendidas em 6 e 7 de dezembro, na Câmara Municipal de São Paulo, no IV Ciclo de Conferências do órgão.

A conselheira municipal de saúde Marta de Souza Nascimento, 57 anos, relata que entre os temas propostos, escolheu direitos do idoso e da pessoa com deficiência. "É uma oportunidade de angariar mais conhecimento sobre o assunto e também de poder participar do planejamento de melhorias", ressalta.

O encontro, para o supervisor administrativo do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, Nelson da Silva Fogaça, 56 anos, teve como objetivo defender a problemática da drogadição no município. "Aproveitarei para expor aos participantes a situação das pessoas em tratamento e explicar que não basta tratar a dependência, é necessário um tratamento continuado, com oportunidades de emprego e também de suporte à família", pondera.

Roseleine Silva acrescenta que além do assunto direitos do idoso e da pessoa com deficiência, foram tratadas outras oito propostas, sendo elas: cidadania, direitos humanos e meio ambiente; combate à discriminação, racismo e preconceito; direitos do consumidor; habitação, urbanismo e conflito agrário; infância e juventude; política institucional e educação em direitos; promoção e defesa dos direitos da mulher; e situação financeira.

Publicidade

Veja também