Defesa Civil apresenta propostas para drenagem do Parque do Povo 

Em reunião no Plenário da Câmara de Prudente, engenheiro civil do órgão falou sobre projeto de prevenção para reduzir risco de inundações em pontos críticos de alagamento 

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 09/11/2022
Horário 18:45
Foto: Caio Gervazoni
Apresentação das propostas da Defesa Civil para minimizar alagamentos no Parque do Povo ocorreu nesta quarta
Apresentação das propostas da Defesa Civil para minimizar alagamentos no Parque do Povo ocorreu nesta quarta

A Coordenadoria da Defesa Civil apresentou, na manhã desta quarta-feira, no Plenário da Câmara Municipal de Presidente Prudente, um possível projeto para drenagem do Parque do Povo, um dos cartões-postais do município e que sofre com constantes alagamentos em dias de fortes chuvas. O coordenador de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea, relata que a ocasião nesta quarta no Plenário da Casa de Leis prudentina serviu para apresentar duas propostas quanto à problemática das inundações no Parque do Povo: sistema de drenagem e limpeza das bocas de lobo da região do Parque. 
“Explanamos uma proposta a respeito da drenagem do Parque do Povo para mitigar o problema de alagamento fazendo a retenção da água da chuva na fonte, não deixando que a água chegue ali em grande volume e velocidade na Bacia do Parque do Povo”, relata Gouvea sobre a primeira proposta, a de drenagem. “Isso aliado ao trabalho da Elaine [Bertacco] que fala sobre a questão da limpeza das bocas de lobo”, explica o coordenador do órgão em Presidente Prudente. 

Valas drenantes

De acordo com o engenheiro civil da Defesa Civil, Adauto Bibiano da Silva Júnior, por meio do estudo, foi possível delinear que há a possibilidade, por meio de valas drenantes, de reduzir o volume do escoamento superficial de água em pontos estratégicos do Parque do Povo. “Os pontos mais críticos, que são a rotatória ali do Guaíba, a Rua Donato Armelin e ali próximo à TV Fronteira, onde nós temos vários índices de alagamento e a partir do estudo-piloto nós demonstramos que é possível, por meio desta retenção de água, minimizar ou até extinguir os alagamentos que têm nestes locais”, ressalta o engenheiro. 

Limpeza das bocas de lobo

Umas das integrantes do órgão, Elaine Bertacco, que também faz parte da equipe de Vigilância Epidemiológica, tem um estudo amplo sobre a condição das bocas de lobo em toda zona urbana de Prudente. 
Na região do Parque do Povo, por exemplo, há 36 bocas na Avenida 14 de Setembro, 26 dispositivos na Avenida 11 de Maio e 23 bocas de lobo na Rua Donato Armelin, sendo que 18 delas estão sujas. “Nessas bocas de lobo do Parque do Povo, no estudo foi utilizado apenas a análise da [Rua] Donato Armelin. 78% delas estão sujas. É necessária uma parte educativa e de mobilização social a respeito do descarte consciente de lixo”, destaca. 

Será aprofundado

Segundo Gouvea, para a execução do projeto, os estudos serão aprofundados junto às Secretarias de Obras e Serviços Públicos, à pasta de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação e também à de Mobilidade Urbana. “As secretarias, agora, irão dar andamento a esse início de projeto para que, então, futuramente, possamos colocar em prática”, afirma. 

Se deu através de requerimento

A reunião desta quarta-feira no Plenário da Câmara Municipal de Prudente se deu através de um requerimento do vereador e presidente da Casa de Leis do município, Demerson Dias (PSB), para que a Defesa Civil apresentasse aos parlamentares o projeto de drenagem do Parque do Povo. 
Segundo Demerson, a Câmara irá contribuir financeiramente para que o projeto saia do papel. “Dentro da economia da Casa, então, na devolutiva dos valores [da Câmara Municipal] para o município, a gente pode fazer o direcionamento desta contrapartida para este projeto”, adianta Demerson. 

Foto: Arquivo

Parque do Povo sofre com constantes alagamentos em dias de fortes chuvas

Publicidade

Veja também