Defesa Civil registra deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores

Em Prudente, em 24 horas foram registrados 55 milímetros de chuva; órgão orienta população para evitar acidentes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/12/2022
Horário 19:49
Foto: Cedida
Defesa Civil tem atuado em diversas ocorrências ocasionadas por intempéries em Prudente
Defesa Civil tem atuado em diversas ocorrências ocasionadas por intempéries em Prudente

A Operação Chuvas de Verão teve início no dia 1º de dezembro e a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil já registrou deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores. Segundo dados do pluviômetro da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil foram registrados 55 milímetros nas últimas 24 horas em leitura realizada às 9h desta terça-feira. No total acumulado nos últimos 4 dias são 135 milímetros, e essa quantidade de chuva vem ocasionando transtornos no município. 
Nesta terça-feira, as guarnições da Defesa Civil Municipal atenderam diversas ocorrências com destaque para dois deslizamentos de terra na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e na Rodovia Ângelo Rena. O órgão orienta que condutores e pedestres redobrem a atenção ao passar por esses locais que foram devidamente sinalizados por agentes de trânsito da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) e da Defesa Civil. 
Já na Vila Verinha duas residências ficaram alagadas e, durante vistoria do setor de engenharia da Defesa Civil, foi constatado o retorno de água nas tubulações de esgoto após as fortes chuvas. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) será notificada para avaliar o que está provocando esse problema nas residências. 
Nesta quarta, a partir das 8h, equipes da Defesa Civil e Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) vão realizar o corte de uma árvore com alto risco de queda na Avenida Juscelino Kubitschek nas proximidades da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na via sentido Avenida Ibraim Nobre/Sesi. Neste horário a via será interditada totalmente, e a orientação é que os condutores evitem o local e busquem rotas alternativas. A previsão é que a via seja liberada até às 11h, logo que os trabalhos forem finalizados.

Orientações

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil orienta que, durante as chuvas, é importante retirar aparelhos elétricos da tomada, para evitar risco de curto-circuito ou o princípio de incêndio. No caso de tempestade de raios, deve-se evitar o uso de aparelhos como telefone celular - principalmente conectado à tomada, chuveiro, secador e outros. Neste período de Natal deve-se desligar as decorações luminosas ao sair de casa e durante a chuva. Caso o nível da água suba ou entre na casa, colocar os móveis em superfície elevada, e retirar alimentos e documentos das prateleiras mais baixas. 
Nas vias, os motoristas devem redobrar a atenção: diminuir a velocidade, faróis devem ser ligados e as leis de trânsito devem ser estritamente observadas. Caso a visibilidade fique prejudicada, o correto é parar o carro no acostamento, longe de árvores e fora das estruturas metálicas de postos de gasolina por causa do risco de queda. Também deve-se estar atento ao nível da água nos pneus. O limite é o meio da roda do carro. Se passar desse nível, o carro deve ser parado assim que for possível com as janelas pela metade, mesmo com chuva, para facilitar a saída do veículo caso necessário. A Defesa Civil orienta que pedestres e motoristas não passem por áreas alagadas, pois buracos podem ter sido abertos durante a chuva.

Fotos: Cedidas

Guarnições da Defesa Civil atenderam diversas ocorrências nos últimos dias

Chuvas causaram deslizamentos de terras em Prudente

Na Vila Verinha, duas residência ficaram alagadas, sendo constatado retorno de água nas tubulações de esgoto

CONFIRA TAMBÉM:

Prudente tem alagamentos e quedas de árvores por conta das chuvas

Publicidade

Veja também