Delegados conhecem sistema de segurança de SP para avaliar opção similar a ser aplicada na região

Representantes do Deinter-8, que abrange a Polícia Civil do oeste paulista, realizaram visita técnica ao Centro de Operações Smart Sampa, na capital paulista

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/12/2025
Horário 11:11
Foto: Deinter-8
Comitiva conheceu sistema de drones da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
Comitiva conheceu sistema de drones da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo

Representantes do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo) realizaram, no dia 27 de novembro, uma visita técnica ao Centro de Operações Smart Sampa, na capital paulista, com o objetivo de conhecer o inovador sistema de segurança pública integrada e avaliar a aplicação de soluções similares na região de Presidente Prudente.

A comitiva composta pela delegada seccional de Prudente, Iêda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras, delegados Rafael Guerreiro Galvão e Laiza Rigatto, além do agente policial, Andrews Maekus Bratfisch, foi recepcionada pela diretora institucional/cerimonial da Secretaria de Segurança Pública do município de São Paulo, Fernanda Bulhões Morgade.

Durante a visita, os delegados conheceram a estrutura do Smart Sampa, um ecossistema integrado formado por um consórcio de quatro empresas privadas em parceria com diversas instituições públicas: a Secretaria de Segurança Pública Municipal, Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Defesa Civil Municipal, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e as 32 subprefeituras da capital. “Este modelo de cooperação público-privada representa uma iniciativa pioneira na gestão integrada da segurança urbana”, indica o Deinter-8.

O sistema, inaugurado em 2024, opera com mais de 40 mil câmeras de monitoramento, incluindo equipamentos próprios do consórcio e aparelhos privados integradas à rede. A plataforma atua em três eixos estratégicos principais: segurança, pessoas desaparecidas e monitoramento de veículos.

Além desses eixos prioritários, o Smart Sampa também integra ações de fiscalização de trânsito, zeladoria municipal coordenada pelas subprefeituras e operações da Defesa Civil, consolidando uma abordagem multissetorial da segurança urbana.

Contatos institucionais
Durante a visita, a comitiva também conheceu o sistema de drones da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, que conta com mais de 700 operadores e 23 equipamentos para pronto emprego. A tecnologia é utilizada no monitoramento de eventos, coleta de dados estatísticos, salvamento de pessoas em áreas de represas, fiscalização turística e operações de segurança pública. “O contato estabelecido possibilitará intercâmbio institucional entre o Deinter-8 e o setor de drones da GCM-SP, ampliando as possibilidades de cooperação técnica e operacional”, promove o departamento do oeste paulista.

“Como resultado da visita, os delegados estabeleceram contatos institucionais que permitirão às seccionais do Deinter-8 requisitar dados e informações do sistema Smart Sampa. Esses canais, que serão difundidos via CIP [Centro de Inteligência Policial] das seccionais, subsidiarão atividades de inteligência policial e investigações em andamento na região, ampliando a capacidade operacional no combate à criminalidade”, prossegue o órgão.

“A visita técnica reforça os esforços do Deinter-8 para conhecer e avaliar boas práticas em segurança pública, com vistas à implementação de soluções integradas de monitoramento e prevenção na região de Presidente Prudente”, encerra.
 

Publicidade

Veja também