Delícias & Delícias de 16/06/2013

VARIEDADES - BETH BARRETO

Data 16/06/2013
Horário 01:42

Semente da Estação


 

Um breve passeio por feiras e supermercados revela que é época de pinhão, um ingrediente típico da culinária da montanha e ideal para ser saboreado no inverno. Semente contida na pinha da araucária, o pinhão é encontrado com maior facilidade nos meses de abril a junho.

O versátil pinhão rende receitas saborosas. O ingrediente que, normalmente, é consumido puro (cozido e salgado, serve de "acompanhamento" ao tradicional quentão das festas juninas) pode virar estrela de pratos elaborados. Quando descascado, lembra um pouco a castanha portuguesa, mas a textura é mais macia.

O pinhão é nutritivo, rico em carboidrato, minerais como: ferro, sódio, potássio e cálcio, altamente protéico e fonte de lipídeos.

Especialmente no inverno, a dica é aproveitar a versatilidade do pinhão para incrementar pratos do dia a dia. As carnes em particular, ganham um sabor especial com a semente da araucária.

Para cozinhá-lo é melhor cortar o bico do pinhão com uma tesoura, pois fica mais fácil de descascar depois.

 

 

Risoto de Pinhão ao Gorgonzola


 

Ingredientes: 1 cebola pequena, 300g de arroz arbóreo, 200ml de vinho branco seco, 50g de manteiga, 100g de gorgonzola, 150g de pinhão, cozido e fatiado, 1 litro de caldo de legumes, sal a gosto.

 

Preparo: Refogue a cebola em 1 colher (sopa) de manteiga. Acrescente o arroz arbóreo e mexa por 1 minuto. Coloque todo o vinho branco e mexendo sempre, deixe evaporar todo o líquido. Aos poucos, acrescente o caldo de legumes até o grão começar a ficar mais macio. Acrescente o pinhão e o gorgonzola e mexa até o queijo derreter. Acerte o ponto de cocção e a cremosidade com o caldo e finalize com manteiga para dar brilho.

 

 

Carne em cubos com pinhão


 

Ingredientes: 2 kg de músculo de boi, cortado em pedaços grandes, 8 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de shoyu, 1 pitada de açúcar, 1 colher (sopa) de alho amassado, 1 cebola picada, 4 folhas de louro, 2 tabletes de caldo de carne, pimenta dedo-de-moça picada a gosto, alecrim, 1 ½ litro de água para o cozimento, sal, 1 copo americano de vinho branco seco, 500g de pinhão cozido, cheiro-verde para polvilhar.

 

Preparo: Na panela de pressão, coloque o azeite e doure os pedaços de músculocom o shoyu e a pitada de açúcar. Junte o alho, a cebola, as folhas de louro, os tabletes de caldo de carne, a pimenta e o alecrim. Misture bem. Cubra com a água e deixe na pressão por mais ou menos 40 minutos. Tire a pressão da panela, deixe apurar o caldo e coloque o vinho. Misture os pinhões cozidos. Finalize polvilhando com cheiro-verde.

 

 

Bolo de Pinhão


 

Ingredientes: 200g de manteiga, sem sal, 4 ovos, 1 lata de leite condensado, 1 pitada de sal, 1 xícara (chá) de pinhão cozido e moído, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

 

Preparo: Bata a manteiga até formar um creme. Junte as gemas (uma a uma), o leite condensado aos poucos, a pitada de sal e a farinha de pinhão. Misture a farinha de trigo com o fermento. Junte aos poucos batendo sempre. Por último, misture delicadamente as claras em neve. Despeje numa forma de anel, untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio por 30 minutos.

 

Calda: 200g de açúcar, 1 vidro (200ml) de leite de coco, 1 xícara (chá) de pinhão cozido e triturado, 4 gemas.

 

Preparo: Misture o açúcar ao leite de coco e leve ao fogo. Deixe ferver e junte o pinhão (tem que ficar em ponto de fio, escorrendo da colher). Deixe a calda esfriar. Acrescente as gemas. Volte ao fogo  e deixe engrossar. Despeje sobre o bolo com a calda ainda quente.

 

 

Fondue


 

Este prato foi criado na época da Segunda Guerra Mundial, nas montanhas geladas da Suíça.

Se o seu paladar pede mesmo uma receita mais tradicional, vá de fondue de queijo. Veja quais os produtos mais indicados:

 

  • Cheddar: queijo inglês, suave, duro, de consistência farinhosa. Antes de fazer a fondue, deve ser cortado em cubos pequenos.

  • Comté: francês, é duro, parecido com o gruyère e dá bons resultados depois de derretido.

  • Edam: queijo suave de origem holandesa. Para a fondue, são indicados os mais novos.

  • Emmenthal: queijo suíço duro, de sabor suave, que lembra a avelã. Depois de bem curado, fica mais forte.

  • Gouda: cremoso, delicado e macio. Derrete com facilidade e dá uma boa mistura com os outros ingredientes da fondue. Quando fresco, é mais suave.

  • Gruyère: suíço, duro e com sabor mais forte do que o do emmenthal.

  • Provolone: italiano, tem casca bem dura e sabor adocicado quando fresco; curado, torna-se picante. Para fondue, deve ser misturado com emmenthal ou gruyère.

  • Tilsit: queijo alemão, firme, de coloração dourada, gosto acre e levemente ácido. Para fazer fondue, precisa ser misturado com outro de sabor mais suave.


 

 

Fondue de Queijo


 

Ingredientes: 800g de queijo gruyère, 400g de queijo emmenthal ralado, 1 dente de alho descascado e cortado ao meio, 1 xícara (chá) de vinho branco, 2 colheres (chá) de amido de milho, 4 colheres (sopa) de leite, 4 colheres (sopa) de vodca, 1 pitada de pimenta-do-reino, 1 pitada de noz moscada.

 

Preparo: Esfregue o alho no interior de uma panela própria para fondue. Coloque o vinho e leve ao fogo até amornar. Reduza o fogo e junte os queijos. Mexa bem até que eles comecem a derreter. Adicione o amido de milho dissolvido no leite e continue a cozinhar, mexendo sem parar. Acrescente a vodca, a pimenta e a noz-moscada. Misture até ficar cremoso. Transfira a panela para o fogareiro (réchaud) e leve à mesa. A receita leva, aproximadamente, 25 minutos para ficar pronta. Sirva com pedaços de pão que serão mergulhados no creme (fondue) em garfos próprios e colocados em pratinhos. Devem ser levados à boca com um garfo comum. Uma receita de fondue serve 6 pessoas.

 

 

nutrição

 

Dez passos para uma alimentação saudável


 

Com o objetivo de promover uma alimentação saudável entre todos os cidadãos, o Ministério da Saúde criou um Guia Alimentar para a População Brasileira, no formato de "Dez Passos para uma Alimentação Saudável". São orientações práticas sobre alimentação para pessoas saudáveis com mais de dois anos de idade. Caso você tenha alguma doença, como diabetes, hipertensão, colesterol alto e necessite de orientação específica, procure um nutricionista. Conheça agora os dez passos e cuide-se!

 

  • Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

  • Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

  • Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lenches.

  • Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

  • Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

  • Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento ao rótulo dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gordura trans.

  • Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces, recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

  • Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

  • Beba pelo menos dois litros de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

  • Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.


 

Acesse o guia completo em: www.saude.gov.br/nuticao

 
Publicidade

Veja também