Dengue é tema de concurso

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 01/10/2016
Horário 09:42

 


"Dengue, eu combato!" é o tema do 4º Concurso de Desenho O Imparcialna Escola. O evento deverá reunir crianças de 30 escolas de ensino fundamental ciclo I, da rede municipal de Presidente Prudente, e o material para as inscrições já está disponível na Seduc (Secretaria Municipal de Educação) para retirada pelas unidades, que previamente manifestaram interesse. As inscrições serão aceitas entre os dias 10 e 27 de outubro, com a entrega do desenho e os dados completos do aluno, em uma ficha própria cedida pelo jornal. As fichas foram entregues ontem à titular da Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, pelo editor-executivo do diário, Leandro Nigre, que coordena as ações do programa socioeducativo.

Jornal O Imparcial Fichas para participação estão disponíveis na Seduc

"Vamos para mais um ano e as crianças estão cheias de expectativas. Os resultados sempre nos encantam, e a temática deste ano é bem atual. Não temos casos novos de dengue nestes meses, mas passamos por uma recente epidemia", comenta Ondina. Segundo ela, além de estimular a criatividade, o tema fará as crianças refletirem sobre as questões de saúde e os meios de prevenção da doença, por meio do combate ao vetor. "Os alunos são agentes multiplicadores de ideias, e motivados com este concurso, eles deverão ajudar os pais, amigos e demais familiares a terem consciência", relata.

Segundo o editor-executivo do jornal, estimular a criticidade do público-alvo do programa é uma das premissas. "A dengue é uma realidade, tem suas sazonalidades no surgimento, mas a preocupação é constante. A temática foi estabelecida com vistas a evidenciar o assunto, em uma época pós-inverno, na qual o clima propicia a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue", expressa.

 

Normas e projeto

O concurso faz parte do projeto O Imparcial na Escola, realizado em parceria com a Seduc. Os trabalhos selecionados terão como quesitos a serem avaliados: a plástica, a criatividade e a coerência com o tema. Os desenhos escolhidos participarão de uma exposição na sede do jornal. A organização estuda ainda uma mostra itinerante.

Cada aluno poderá se inscrever com apenas um desenho de sua autoria. A inscrição é gratuita e como já informado, deve ser formalizada com a entrega do desenho. Este deverá ser entregue em folha personalizada, com logotipo do concurso, que será disponibilizada às escolas participantes, de acordo com a quantidade de alunos informada pela secretaria.

Em uma pré-seleção, cada escola participante escolherá dois desenhos por classe e encaminhará à pasta. Eles serão analisados por uma comissão de avaliação, que será composta por membros da organização e parceiros, em data ainda não definida.

 

Premiação

Serão premiados nove alunos participantes do concurso, sendo três no grupo 1, do 1º ao 3º ano, três no grupo 2, formado pelos 4º e 5º anos, e  três do grupo 3, de estudantes público-alvo da educação especial. As escolas com os alunos ganhadores serão comunicadas, via telefone, pela Secretaria Municipal de Educação.

A premiação será realizada em local e horário a serem agendados e comporá o encerramento das ações de 2016 do programa. Os autores dos nove melhores desenhos receberão os seguintes prêmios: grupo 1: 1º, 2º e 3º lugares: um voucher de day use para o Terra Parque Eco Resort com direito a um acompanhante; e um kit de desenho da Artegesso São Francisco. O grupo 2: 1º, 2º e 3º lugares: um voucher de day use para o Terra Parque Eco Resort com direito a um acompanhante; e um kit de desenho da Artegesso São Francisco. Grupo 3: 1º, 2º e 3º lugares: um voucher de day use para o Terra Parque Eco Resort com direito a um acompanhante; e um kit de desenho da Artgesso São Francisco.

Os professores dos alunos que conquistarem a primeira colocação, em cada grupo, receberão um voucher de day use para o Terra Parque Eco Resort com direito a um acompanhante.

 
Publicidade

Veja também