Dengue: Prudente tem 6.849 casos e sete óbitos neste ano

Balanço foi divulgado pela VEM nesta terça; nebulização ambiental nos bairros Cohab e Cecap segue até esta quarta-feira

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/04/2023
Horário 18:34
Foto: Secom
Para controlar avanço da doença, município promove serviço de nebulização ambiental
Para controlar avanço da doença, município promove serviço de nebulização ambiental

Presidente Prudente soma 6.849 casos confirmados de dengue e sete óbitos em função da doença neste ano, aponta balanço divulgado nesta terça-feira pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal).

Para dar conta do avanço da dengue no município, a administração municipal fortaleceu a rede de atendimento aos pacientes sintomáticos. Além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), há três pontos de acolhimento no Jardim Santana, na Cohab e no Centro Cultural Matarazzo.

No Matarazzo, as equipes médica e de enfermagem recebem exclusivamente pacientes com dengue que apresentam sintomas leves, oferecendo consultas e hidratação. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Casos urgentes, ou seja, com complicações, como dores abdominais, vômito persistente e algum tipo de sangramento, devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos bairros Jardim Guanabara e Ana Jacinta.

Nebulização ambiental

Na segunda-feira, a VEM, em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Presidente Prudente, deu início à nebulização ambiental noturna nos bairros Cohab e Cecap. A ação se estende até esta quarta-feira, das 18h às 23h.

Na primeira noite, o serviço percorreu o trecho entre a Rua das Palmas e a Rua Copo de Leite, utilizando um equipamento acoplado em veículo que emite a névoa com inseticida para eliminar os mosquitos da dengue na sua fase adulta. 

Um carro de som passa pelos bairros para avisar os moradores sobre a nebulização e os cuidados a serem seguidos. A VEM solicitou o apoio o apoio de batedores da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), que irão à frente da viatura da Sucen, a fim de evitar acidentes.

O titular da Sesau, Breno Erbella Casari, pede que os moradores mantenham as casas abertas para que os agentes tenham uma maior eficácia na nebulização e no combate à dengue.

Cuidados necessários

A Prefeitura esclarece que há diferença entre a nebulização ambiental e a nebulização costal (que é quando o próprio agente vai até a residência e realiza o procedimento).

Por isso, a VEM recomenda que, para a nebulização ambiental, os moradores permaneçam dentro de suas casas. Além disso, pessoas com alergias e animais domésticos deverão ser mantidos em um cômodo protegido e só poderão circular pelo imóvel depois de meia hora da aplicação do inseticida. 

O órgão também orienta os moradores a deixarem abertas as portas e janelas, inclusive cortinas; retirarem as roupas dos varais; protegerem os automóveis; cobrirem ou retirarem roupas de camas; e também cobrirem os alimentos.

Publicidade

Veja também