Denúncia de assédio

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 17/02/2024
Horário 04:14

Servidor público municipal de Presidente Prudente adota atitude inédita para fazer denúncia de assédio: o envio de ofício à Câmara Municipal, cujo relato é sobre assédio moral, inclusive usando o termo “escravo público”.

AGENTE DE CONTROLE
O agente de controle de endemias Júlio Luís de Carvalho Filho produziu um texto relativamente longo para explicar o que tem ocorrido no cumprimento de sua função em serviço externo, sem que possa entrar em algum estabelecimento para um lanche.

RELATO MINUCIOSO
O relato é minucioso e apresenta diversos apontamentos de fatos ocorridos na jornada de trabalho. O ofício fala em repúdio da categoria e cita o nome de quem estaria cometendo conduta abusiva; no entendimento do denunciante. 

POSSÍVEIS PROVIDÊNCIAS
O presidente da Câmara, Tiago Oliveira (PTB), solicitou ao serviço de secretaria para tomar as possíveis providências cabíveis e enviar cópia no e-mail de cada vereador. Foi o primeiro de três ofícios lidos na abertura da sessão ordinária desta semana.

CONVITE PARA VISITA
Outro ofício foi do Poder Executivo, via secretário de Obras e Serviços Públicos, Mateus Grosso, convidando os vereadores para visita técnica às obras da abertura de avenida ligando os bairros Humberto Salvador e João Domingos Netto.

VONTADE MANIFESTADA
Iniciativa que parece ter sido recebida com simpatia pelos vereadores e que teve a manifestação do vereador Douglas Kato (PRD) agradecendo o convite e dizendo do seu interesse em ver de perto as obras da nova avenida da zona norte. 

PEDIDO DE AJUDA
Pela ordem de leitura, o terceiro ofício foi da Apampesp (Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo) solicitando dos vereadores que ajudem na busca de solução para atendimentos na área de saúde.  

MAIS DE 46 MIL
Conforme o documento, são 46,7 mil usuários do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) na região, dos quais 10,6 mil em Prudente, que têm enfrentado vários problemas quando precisam dos serviços de saúde.

SUGESTÃO DE SUBSÍDIO
Assinado pela presidente Maria Walneide Ribeiro de Oliveira Romano e pela dirigente regional Naide Videira Braga, o ofício diz que são descontados 3% no holerite e que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deveria subsidiar na mesma proporção.

MAIOR VOLUME
Foi o assunto que recebeu o maior volume de manifestação dos vereadores, todos em apoio à manifestação da Apampesp: Douglas Kato, Demerson da Saúde (PSB), William Leite (MDB), Joana D´Arc (PSB) e Tiago Oliveira (PRD).

MOÇÃO DE APLAUSOS
Por unanimidade a Câmara Municipal aprovou Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Demerson da Saúde, ao novo diretor presidente do HE (Hospital de Esperança), Ricardo Anderson Ribeiro.

SUPORTE TÉCNICO
A Moção cita a designação do novo diretor presidente do Dr. Renato Mungo como procurador jurídico e do Dr. Enio Perrone como assistente médico para darem embasamento técnico às medidas que estão sendo tomadas.

Publicidade

Veja também