Departamento de tecnologia da Unoeste desenvolveu carro autônomo elétrico

SINOMAR CALMONA

Projeto 100% elétrico e nacional demonstra a inovação e capacidade técnica da instituição

COLUNA - Sinomar

Data 04/09/2025
Horário 06:15
Unoeste apresenta veículo elétrico autônomo desenvolvido na própria universidade
Unoeste apresenta veículo elétrico autônomo desenvolvido na própria universidade

Professores do Departamento de Tecnologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) revelaram um projeto inovador que promete transformar a mobilidade no campus: um veículo autônomo e 100% elétrico. A apresentação, realizada ontem por Antônio Sérgio Álvaro de Oliveira e Leandro Naldei, mostrou a um grupo de visitantes a materialização de um esforço de engenharia totalmente desenvolvido dentro da universidade.
O professor Antônio Sérgio destacou que a singularidade do projeto reside no fato de que cada componente, desde a estrutura até a eletrônica e a carroceria impressa em 3D, foi concebido e fabricado na Unoeste. "Tudo foi construído aqui, desde a estrutura de aço projetada do zero", afirmou o docente.
A complexidade e o desafio do processo foram narrados com bom humor. Antônio Sérgio compartilhou um episódio que ilustra a dedicação da equipe: "O Leandro me ligou, 'vou largar a mão desse projeto!' Ele tinha acabado de levar um tombo, bateu a costela...". Apesar das dificuldades, a equipe se manteve firme e hoje o veículo é uma realidade.

Do protótipo à 
mobilidade no campus

O carro não é apenas uma prova de conceito. Com um sistema de sensores e programação avançada, o veículo é projetado para operar de forma autônoma, sem motorista, em rotas pré-determinadas dentro do campus, a uma velocidade máxima de 50 km/h. O objetivo principal do projeto é transportar autoridades, oferecendo um passeio de demonstração que evidencie a capacidade técnica da universidade. "É muito diferente tudo que a gente produz aqui", ressaltou o professor.

Especificações técnica
e planos futuros

O veículo tem uma autonomia impressionante de 180 quilômetros com uma única carga e leva cerca de oito horas para ser totalmente carregado. O projeto, que foi desenvolvido pelo Departamento de Design Instrucional e Projetos Especiais, já está em funcionamento. A apresentação oficial do protótipo ao público está agendada para o dia 15 de setembro, na Feira das Profissões da Unoeste.
O professor Leandro Naldei, responsável pela programação, e o engenheiro Otávio, que desenvolveu os sensores, formam a equipe por trás da tecnologia. Para a Feira das Profissões, eles preparam uma experiência imersiva com óculos 3D para que os visitantes possam "passear" virtualmente pelo campus dentro do carro. A expectativa agora é que, após o evento, o veículo comece a ser utilizado para seus fins de transporte e demonstração.

RAPIDINHAS
...
Bom dia: “A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.” (Madre Teresa de Calcutá)
...
Já imaginaram que faltam pouco mais de três meses para terminar o ano?
...
Um a cada quatro motoristas do Brasil admite dirigir após consumir bebida alcoólica, mostrou levantamento sobre comportamento de risco no trânsito divulgado essa semana pela Arteris - concessionária de rodovias. 
...
De acordo com a pesquisa, 26% dos motoristas afirmam que dirigem mesmo estando alcoolizados.
...
A incidência é maior entre homens, com índice de 30,7%, enquanto 18,3% das mulheres admitem beber e dirigir. No recorte por idade, o grupo que mais preocupa é o de até 45 anos, com 28,5%.
...
A pesquisa com os motoristas mostrou também que uma a cada cinco pessoas tem histórico de morte no trânsito na família. 
...
Para 68,9% dos entrevistados, o trânsito brasileiro é perigoso. Segundo o levantamento, 51,8% dos brasileiros usam celular ao volante, prática que aumenta risco de acidentes. 
...
Entre as mulheres, 20% se maquiam enquanto dirigem. A maioria dos entrevistados, no entanto, acredita que dirijam com segurança.
...
Ao todo, 60,5% afirmam que sempre respeitam as leis de trânsito. Desse grupo, aproximadamente 30% receberam alguma multa nos últimos 12 meses.
...
Ponto final: A vida é curta, então curta.

Publicidade

Veja também