Desafios e inspiração

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 28/01/2024
Horário 05:00

Conhecer e fazer o registro do passado é produzir conhecimento que serve para desafios e inspiração no presente e no futuro. Assunto tão importante que já foi tema da redação do vestibular da USP (Universidade de São Paulo).  

REVISTA ELETRÔNICA
A introdução desta edição do Plantão é para enaltecer a produção da edição de lançamento da revista eletrônica Escola do Legislativo Dona Ana, que registra os 100 anos do parlamento prudentino.

TRABALHO DE FÔLEGO
São 73 páginas, número que remete a um trabalho de fôlego do Departamento de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Presidente Prudente, conduzido pelo diretor Maycon Morano, editor e jornalista responsável pela revista.  

VIVÊNCIA DOS FATOS
Dentre os vários envolvidos, está o diretor-geral da Câmara Municipal, o engenheiro civil Laércio Alcântara, que possui vasta folha de serviços prestados aos poderes Executivo e Legislativo de Presidente Prudente.

TODOS OS VEREADORES
Aplausos a todos os envolvidos na produção e a todos os vereadores na pessoa do presidente Tiago Oliveira (PTB), que na condição de professor sabe da importância desse registro histórico do Legislativo prudentino de 1923 a 2023.

A CAPA DIZ MUITO
Além dos textos de excelentes conteúdos, a publicação apresenta várias imagens impactantes, a começar pela capa, que traz em preto e branco a foto do coronel Francisco de Paula Goulart, como fundador de Prudente e presidente da 1ª Câmara.

FONTES DA HISTÓRIA
A produção “bebeu” de fontes como a tese do historiador doutor Dióres Santos Abreu, com o título “Formação Histórica de uma Cidade Pioneira Paulista: Presidente Prudente”. Nem precisa dizer fontes respeitáveis. Não fosse assim, não seriam fontes.

TRÊS EDIÇÕES POR ANO
A revista Escola do Legislativo Dona Ana terá periodicidade quadrimestral. Portanto, três edições por ano. Os interessados podem ter acesso pelo seguinte endereço eletrônico: www2.camarapprudente.sp.gov.br/escolalegis.

TRIBUNAIS DE CONTAS
O STF (Supremo Tribunal Federal) decide que os Tribunais de Contas podem condenar administrativamente governadores e prefeitos quando identificada responsabilidade pessoal em irregularidades no cumprimento de convênios de repasse de verbas.

SEM O LEGISLATIVO
Ainda conforma a decisão, o ato não precisa ser julgado ou aprovado posteriormente pelo poder Legislativo. Os interessados em mais informações devem acessar o site do STF sobre Recurso Extraordinário de Agravo 1436197.

POLICIAIS CIVIS
Ainda sobre a recente visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à região, fica o registro sobre um fato de observação: a presença de policiais civis da área do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária) em todos os atos públicos. 

COMO DEVER SER
Também sobre fato de observação: o bom serviço de zeladoria da Prefeitura epitaciana pela limpeza de toda a área da orla fluvial da Estância Turística de Presidente Epitácio, em uma extensão de 7 km.

EDUCAÇÃO INTEGRAL
O repórter do Plantão esticou os ouvidos para conversa alheia na qual duas profissionais da área da educação, da rede municipal de Junqueirópolis, elogiavam o prefeito Osmar Pinatto (PSDB) pelo atendimento 100% da educação infantil em tempo integral.

Publicidade

Veja também