Desafios e mudanças fazem bem ao cérebro

OPINIÃO - Bruno Saia

Data 11/03/2019
Horário 10:00

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. A célebre frase, muitas vezes atribuída ao genial Fernando Pessoa, é, na verdade, de autoria do professor de literatura, Fernando Teixeira de Andrade, o que não diminui sua importância enquanto conselho para quem pretende desfrutar de um cérebro saudável e ativo durante a vida toda.

Darwin já mostrou que evolução é o processo pelo qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas e, podemos dizer, a novos seres humanos também! Deixar para trás situações que trazem segurança e conforto exige coragem e um pouco de ousadia, mas é essencial para quem busca sempre aquele “algo mais”.

Necessária em alguns casos, a rotina pode ser muito perigosa para o desenvolvimento de nossos cérebros. Quando acostumamos a fazer as mesmas atividades com frequência, sempre da mesma maneira, a tendência é ligarmos o modo “piloto automático”, pois já temos domínio sobre as nossas ações e não precisamos pensar para que elas sejam executadas. O cérebro então entra em uma zona de conforto, o que pode dar margem para algumas reações, como falhas de memória, raciocínio lento, problemas de concentração…

Mudar faz bem. Mudar exige que novas habilidades sejam desenvolvidas, que novos conhecimentos sejam adquiridos e essas experiências são a mais valiosa ginástica para o cérebro que pode ser realizada. Mudar traz os estímulos necessários para que nossos neurônios desenvolvam novas conexões – também conhecidas como sinapses –, de forma variada e com grau de desafio crescente, que são exatamente os princípios da ginástica cerebral praticada pelo Método Supera.

A intenção com o desenvolvimento de novas – e mais fortes – conexões entre os neurônios é estabelecer uma rede neural ampla, diversificada e consistente, garantindo o desenvolvimento das habilidades cognitivas (atenção, concentração, memória, raciocínio, criatividade, coordenação motora, etc.) e minimizando os danos de doenças neurológicas, como o Alzheimer, por exemplo.

Portanto, ao encarar todos os desafios os quais as mudanças exigem, saiba que são justamente eles que tornam seu cérebro mais saudável, eficiente e com vontade de crescer, aprender e se desenvolver ainda mais! Mude! Antes que seja tarde demais!

 

Publicidade

Veja também