Descartado de forma correta, óleo pode ser um grande aliado!

EDITORIAL -

Data 15/04/2023
Horário 04:15

Se tem uma coisa que a mulherada utiliza e muito na cozinha é o óleo. Indispensável no preparo de muitos alimentos, principalmente os fritos, é um produto que não pode faltar na dispensa e nem na lista de compras. Vai em bolos, tortas, no tempero da comida e também das saladas. E o melhor de tudo isso é que ele pode ser reaproveitado. Por isso, é interessante conhecer as maneiras corretas e sustentáveis de como reutilizá-lo.
Muita gente não tem noção, mas se descartado de maneira errada, o óleo ocasiona sérios riscos ao meio ambiente. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Além de chegar aos rios - provocando a mortandade de peixes e de diversos outros seres aquáticos -, se for jogado na pia, vaso sanitário, bueiros e ralos, vai impactar negativamente o encanamento da casa, gerando grandes gastos e dor de cabeça ao proprietário. Em terrenos baldios ou no lixo, ocasiona a impermeabilização do solo, o maior vilão das enchentes. Sem contar que pode entrar em decomposição e causar mau cheiro. 
A boa solução para toda esta sujeira tem apenas um nome: reciclagem. Com sucesso, diversas cidades brasileiras têm criado métodos de reciclagem eficazes, como a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina e até ração para animais. As opções para reuso são diversas.
A maioria das pessoas já sabe disso, mesmo assim insiste em fazer errado. Joga onde não deve sem se importar com as consequências. Então como descartá-lo? O que fazer com o óleo usado? Como armazená-lo? Com o objetivo de estimular o aproveitamento do óleo de fritura, bem como auxiliar a população nesta tarefa, alguns projetos têm tido ótimos resultados pelo país. 
Em Presidente Prudente, quatro escolas municipais - Padre Emílio Becker, Vereador Lima Barboza Ivan Junior, Professor Krisan Martin e Antonio Zacharias Rotariano - fazem parte do projeto Coleta e Reaproveitamento de Óleo de Cozinha Usado. Trata-se de uma ação de cooperação entre a cidade, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, o Fundo Social de Solidariedade, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Granol, que doará 90 ml de óleo novo para o Fundo Social a cada 4 litros de óleo usado arrecadado. Uma iniciativa que tem dado certo e pode ser expandida para outras escolas ou instituições de ensino.
O ideal é saber aproveitá-lo. Após sua utilização e antes de doá-lo, armazene-o em garrafas pet, lembrando sempre de fechar bem as tampas para evitar vazamentos, e manter sempre fora do alcance de crianças e animais de estimação. Faça sua parte. Ajude a divulgar. Fale das doações. Explique como deve ser feito o descarte. Se informe sobre os pontos de coleta na cidade. Cooperar com a iniciativa é uma questão de cidadania e, por isso, deve ser incentivada.
 

Publicidade

Veja também