Desenvolvimento local e tempo de crise

OPINIÃO - Daysa Andrade Oliveira

Data 29/01/2021
Horário 05:00

O desenvolvimento pode ocorrer em escalas globais e locais. É considerado um processo de produção de riqueza com distribuição equitativa, de acordo com as necessidades das pessoas. O desenvolvimento está relacionado às valorizações positivas, capaz de proporcionar melhorias.
Para esta discussão, vale-se do desenvolvimento local. Estudiosos do tema sugerem que este tipo de desenvolvimento promove modificações de ordem social, cultural e econômica, de forma qualitativa. E ainda, alistado a um processo de mudança de mentalidade e institucional, direcionado para micro, pequenas e médias empresas.
Considerando o momento atual, pandemia e seus efeitos, observa-se uma crise de ordem econômica, social, emocional, logo, tem-se a expectativa de diversas ações como solução a estes problemas, mas carregada de dúvidas quanto a sua efetiva possibilidade de intervenção. O desenvolvimento local deve ser visto como aliado na superação dos obstáculos, desdobrando em projetos de ruptura à crise que atuarão na economia, na saúde pública, na educação, na cultura, na tecnologia e inovação, na geração de trabalho e emprego. 

Deseja-se a escolha de um desenvolvimento que estimule e valorize a colaboração, a solidariedade, a criatividade

Desta forma, a esquematização desse desenvolvimento local exige o envolvimento de toda a sociedade, reunindo contribuições de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, pois o caminho a trilhar pede uma visão multidisciplinar para que todos estes setores sejam impactados. 
E ainda, deseja-se a escolha de um desenvolvimento que estimule e valorize a colaboração, a solidariedade, a criatividade; que os recursos locais, ainda que escassos, sejam valorizados, especialmente, os recursos humanos. Por fim, almeja-se que os profissionais que promoverão o desenvolvimento local busquem formas de se capacitarem, de se aperfeiçoarem e que estejam preparados para tanta transformação.



 

Veja também