Desfile dos 93 anos da Revolução Constitucionalista deve reunir mil pessoas amanhã em Prudente

Solenidade cívico-militar será realizada nesta quarta-feira, a partir das 9h, em frente à Praça Nove de Julho, no centro da capital do oeste paulista

VARIEDADES - MELLINA DOMINATO

Data 08/07/2025
Horário 07:00
Foto: CPI-8
Cerimônia contará com tradicional desfile cívico-militar, com diversas participações e homenagens
Cerimônia contará com tradicional desfile cívico-militar, com diversas participações e homenagens

Pelo menos mil pessoas deverão acompanhar a solenidade cívico-militar, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, em frente à Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente, em comemoração aos 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, que será realizada nesta quarta-feira, a partir das 9h. A estimativa é da organização do evento, parceria formada entre a Prefeitura, a Polícia Militar e a Comissão Prudentina para Preservação da Memória da Revolução Constitucionalista de 1932.

De acordo com o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), a cerimônia contará com o tradicional desfile cívico-militar, com a participação da tropa da PM, com o 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), Cavalaria, Canil e helicóptero Águia, além do Corpo de Bombeiros, polícias Civil, Rodoviária e Ambiental, Escoteiros, Tiro de Guerra, Ordem DeMolay, Filhas de Jó, bem como familiares dos ex-combatentes. 

“A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um dos episódios mais significativos da história paulista e brasileira. Liderado por São Paulo, o movimento reivindicava o retorno do país à ordem constitucional e o respeito ao Estado de Direito”, comenta o CPI-8. “Ao recordar essa data, preserva-se a memória dos que lutaram por princípios democráticos, civis e institucionais – valores que continuam a inspirar as novas gerações”, complementa a corporação.

Membro da comissão, Valentina Romeiro também afirma que é de suma importância homenagear os ex-combatentes de 1932. “A conhecida Guerra Paulista, que foi motivada pela insatisfação do Estado de São Paulo com o governo de Getúlio Vargas. Presidente Prudente participou ativamente, apesar de poucos anos de existência. Mandou mais de mil homens para essa batalha, que mudou os rumos da história do Brasil”, declara.

Atenção ao trânsito

Para garantir a segurança e organização da solenidade, que ocorrerá na Avenida Coronel José Soares Marcondes, no trecho entre a Rua Rui Barbosa e a Rua Dr. Gurgel, o CPI-8 pontua a Rua Joaquim Nabuco será bloqueada, desde a Rua Siqueira Campos até a Avenida Coronel Marcondes. “Apesar do feriado, o comércio funcionará normalmente. Por isso, recomenda-se atenção especial ao trânsito nas imediações e, se possível, a antecipação dos deslocamentos”, orienta a PM.



 

Publicidade

Veja também