Desrespeito ao pedestre soma 207 multas em PP

Porém, frisa que, a partir das campanhas de trânsito que são realizadas, o cenário melhorou muito, em relação a anos anteriores.

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 29/05/2015
Horário 09:14
 

De 1º de janeiro a 30 de abril deste ano, a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), de Presidente Prudente, aplicou 207 multas a motoristas que desrespeitaram a passagem de pedestre. Destas, 112 foram de autuações dentro do artigo 183 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a condutores que pararam no semáforo com o veículo sobre a faixa de pedestre; outras 81 que compreendem o artigo 181, inciso VIII, por estacionar veículo sobre a faixa de pedestre; dez multas dentro do artigo 182, inciso VI, por parar sobre a faixa (neste caso, diferente de estacionar, o motorista permaneceu dentro do carro, aguardando o desembarque, embarque de passageiro ou à espera de alguém), três autuações a condutores por dirigir ameaçando pedestre que atravessava via pública; e, por fim, uma multa dentro do artigo 220, inciso XIX, que diz respeito ao motorista que não reduz a velocidade em locais que possuem grande fluxo de pedestres.

Segundo o titular da Semav, Oswaldo de Oliveira Bosquet, há todo um trabalho de fiscalização por parte da pasta na cidade, com vistas a coibir, combater, orientar, prevenir e, ocorrendo a infração, aplicar a multa, nos casos de desrespeito e irregularidades quanto às faixas de pedestres na cidade.

O secretário esclarece que ainda falta conscientização dos dois lados: motoristas e pedestres. Porém, frisa que, a partir das campanhas de trânsito que são realizadas, o cenário melhorou muito, em relação a anos anteriores.

Bosquet pontua que além de buscar cruzar as vias sempre pelas faixas, os pedestres devem dar o sinal "de vida", acenar ao motorista que irá cruzar a localidade, para que o condutor se atente à pessoa. Isso porque, segundo o secretário, em muitas situações os motoristas dirigem de forma condicionada e não se atentam à faixa. O sinal é uma forma de chamar a atenção do condutor e, assim, o mesmo vai parar para travessia da pessoa.

Em relação aos motoristas, o chefe da pasta pontua que estes devem obedecer e respeitar as leis de trânsito, parar nas faixas e dar preferência à passagem dos pedestres.

 

Na faixa

Não é difícil presenciar nas ruas de Prudente, pessoas cruzando as vias fora da faixa de pedestres – mesmo existindo a passagem na localidade – ou motoristas que não respeitam a sinalização, não param antes da faixa e impossibilitam a passagem dos pedestres, fato que demonstra que ainda falta, em uma parcela da sociedade, a conscientização referente ao trânsito.

Porém, também existem aqueles – de ambos os lados – que sabem da importância de se trafegar com segurança, respeitando o espaço do pedestre e do motorista.

O recepcionista Wylker Kawaminami, 38, diz que sempre usa a faixa de pedestre para atravessar de um local para outro, pois é o local indicado, até mesmo, por questões de segurança. A atitude é compartilhada com o filho, para que, segundo o prudentino, desde pequeno, ele saiba a forma indicada de andar pelas vias. Sobre a "confiança" em passar pela fixa, o recepcionista diz que ainda não é muita e que, por prevenção, sempre espera o motorista realmente parar, daí sim, ele adentra a faixa. "Aos poucos este respeito está melhorando", salienta.

A balconista Dilene Penteado, 54, ressalta que ainda falta conscientização por parte dos motoristas e que as pessoas ainda precisam esperar até que alguém pare antes da faixa. Ela pontua que os pedestres também devem cumprir com seu papel e utilizar o local indicado para a passagem. "Eu faço questão de usar a faixa, é um local indicado e mais seguro", aponta.

Para o engraxate José Carlos Garcia Nunes, 54, a falta de respeito dos motoristas em relação aos pedestres, ainda é "muito grande" e conta sentir dificuldades no trânsito de Prudente. "Tem muitos que além de não parar, passam em alta velocidade pelas faixas", acrescenta.

Mesmo cientes da necessidade de utilizar as faixas de pedestres para cruzar as vias, o casal Antônio da Silva, 63, e Cleuza Silva, 63, explicam que, às vezes – assim como ocorreu durante a reportagem –, devido à correria, acabam não utilizando a faixa e buscando caminhos mais curtos e rápidos para passar pelas ruas. Esta mesma postura é citada pelo porteiro Olivir Ferreira Filho, 41. Ele afirma que busca usar a faixa, mas, às vezes, na correria, acaba por cruzar as vias, sem se atentar se é ou não um local indicado.

 

Lombofaixas

Objetivando adotar mais segurança nas passagens dos pedestres, a prefeitura vai implantar 20 lombofaixas em locais que possuem um grande fluxo de pessoas. Segundo Bosquet, os dispositivos integram o Plano de Mobilidade Urbana – que emprega várias obras no sistema viário da cidade – e devem ser concluídas em quatro meses. Ele esclarece que as lombofaixas são mais uma ação para um "bom convívio" no trânsito entre pedestres e motoristas.
Publicidade

Veja também