Destacada presença

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 01/07/2022
Horário 04:12

Nestas duas últimas semanas, a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) teve destacada presença na Assembleia Legislativa, nos debates e votação do projeto de lei de criação do Programa Estadual de Regularização de Terras.

TODOS MOBILIZADOS
Em conversa com o Plantão, o prefeito prudentino e presidente da Unipontal, Ed Thomas (PSB), contou que estiveram mobilizados prefeitos, presidente de Câmaras e vereadores dos 32 municípios que compõem a Unipontal.

UNIÃO E FORÇA
No entendimento do Plantão, foi uma bela demonstração de união e de força em prol de solução a um dos maiores problemas do oeste paulista, que é a regularização fundiária. Uma luta que demorou décadas.

CARIMBO MALDITO
Conforme Ed Thomas, a questão de terras devolutas é como se fosse um carimbo. Entende que esse carimbo precisa ser retirado para permitir o desenvolvimento e, acima de tudo, dar dignidade aos agricultores familiares assentados pela reforma agrária.

CAUSAS E EFEITOS
Para Ed Thomas existe uma clara relação de causas e efeitos, de tal forma que tendo segurança jurídica, tem investimento; e tendo investimento, tem prosperidade para a toda a região de Presidente Prudente.

A MESMA LUTA
Em quatro mandatos de deputado estadual, Ed Thomas esteve nessa luta e também o deputado Mauro Bragato (PSDB), que cumpre o nono mandato e está entre os autores da lei, juntamente com Reinaldo Alguz (União) no quarto mandato.

TIME COMPLETO
Outros autores: Vinícius Camarinha e Carla Morando, do PSDB; Itamar Borges (MDB), Sebastião Santos e Jorge Wilson, do Republicanos; Fernando Cury (União), Campos Machado (Avante), Coronel Telhada (PP), e Frederico d'Avila (PL).

PLACAR DOS VOTOS
Em sessão extraordinária, de 66 deputados presentes, incluindo o presidente Carlão Pignatari (PSDB), que não vota, 48 votaram sim, 15 não e houve duas abstenções. A maioria dos votos contrários foi do PT: 10. 

VOTAÇÃO TUCANA
Pelos trâmites legais, a proposta seguiu para a sanção ou veto (total ou parcial) do governador Rodrigo Garcia (PSDB); com a sinalização de ser sancionado e publicado, considerando que foram 12 votos favoráveis da bancada de seu partido na Assembleia.

CASAS POPULARES
O deputado Mauro Bragato anuncia a assinatura de convênios entre a Secretaria de Estado da Habitação e 15 prefeituras da região de Prudente para as construções de 780 casas. Fruto de trabalho que fez junto ao secretário Fernando Marangoni.

MAIORES E MÉDIOS
Os maiores conjuntos são de 80 casas cada um; em Álvares Machado, Martinópolis e Paraguaçu Paulista. Com 50 casas cada: Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Flora Rica, Irapuru, Ouro Verde e Regente Feijó. 

MENORES CONJUNTOS
Conjuntos de 40 casas para Emilianópolis, Indiana, Nova Guataporanga, Parapuã, Ribeirão dos Índios e Santa Mercedes. As assinaturas dos convênios ocorreram com a participação do governador Rodrigo Garcia, quarta-feira (29), em São Paulo.

Publicidade

Veja também