Destinação do imposto de renda – Gepac

A UEPP é formada por conjunto de entidades, cujo objetivo é promover o fortalecimento e o desenvolvimento do oeste paulista. É formada por pessoas que acreditam neste potencial e, através de muita comunicação e integração, incentiva a sociedade a buscar soluções para problemas da nossa comunidade. Assim, essa união fomenta a busca por melhorias, respostas e meios de promover crescimento e investimentos, de maneira sustentável. 
Por não ter quaisquer filiações político-partidárias, a UEPP também não possui interesses econômicos para com seus filiados e simpatizantes. Desde 2011, na primeira reunião informal do grupo, até 26 de novembro de 2013, data em que foi assinada a ata de fundação, a entidade tem participado ativamente da vida pública da região, buscando alternativas para defesa desses ideais de forma atuante e transparente.
Diante disso, sempre buscando e apoiando pautas que colaborem com o desenvolvimento da região, entendemos que a destinação de parte do imposto de renda devido pelo contribuinte, diretamente à nossa região, é uma oportunidade que necessita de maior divulgação e conscientização. 
Todos os anos, indivíduos que tiverem renda, seja salário, bônus ou outra fonte de receita, obrigatoriamente, devem declarar o IR para a Receita Federal, especificando valores e a origem, cuja boa parte ainda deve efetuar pagamentos de impostos. E é aí que surge uma bela oportunidade para a nossa região, já que parte destes valores será destinada para financiar projetos de entidades que atendem crianças e adolescentes, por meio do Gepac.
Gepac (Grupo de Empresários e Profissionais Amigos das Crianças) leva ao conhecimento de empresas e pessoas físicas. Dessa forma, este recurso fica em nossas cidades. A campanha para a destinação começa em novembro de todo ano, para a arrecadação de pessoas jurídicas, que podem destinar até 6% dos valores devidos; agora, estamos no período de declaração com a possibilidade de destinar até 3% do imposto devido pelas pessoas físicas.
O Gepac, através de seus gestores, faz o rateio desta verba para as entidades e projetos participantes, tudo de maneira justa e muito séria. Estima-se que Presidente Prudente tenha o potencial de arrecadação de mais de R$ 12 milhões, no entanto, arrecada anualmente cerca de R$ 2,5 milhões, ou seja, menos de 20% do valor que poderia arrecadar. 
É muito dinheiro que pode ficar por aqui. Por se tratar de um imposto já devido, a única mudança é que, a nosso critério, é ajustar no próprio programa da declaração de imposto de renda, especificando o Estado e a cidade a destinar o valor máximo que deseja dispor, de forma simples e segura, sem adicionar qualquer outro valor. O site do Gepac, www.gepac.gov.br, possui todas as informações e orientações. Vale destacar que além do Gepac, contadores são parceiros e podem orientar a realizar essa operação no programa da Receita Federal. Vamos colaborar!!
É fundamental que toda sociedade, sejam entidades, representantes políticos e civis, se envolva e colabore com essas ações, pois só assim conseguiremos ter uma sociedade melhor e mais justa.
 

Publicidade

Veja também