Destino certo, meio ambiente feliz!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 23/05/2023
Horário 04:28

A reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos para a produção de um novo produto. Dessa forma, ele serve de matéria-prima, fechando seu ciclo de fabricação. Esse procedimento tem como objetivo a redução de resíduos — aí a importância da reciclagem —, apesar de não ser a única medida para isso. Reciclar, no Dicionário Aurélio, diz que é “submeter (algo) à reciclagem, a uma série de processos de mudança ou tratamento para reutilização”. “Promover a reciclagem ('formação') de (alguém ou de si próprio); atualizar(-se), requalificar(-se)”. Pela pesquisa e significado, se dá já a importância desta movimentação para o meio ambiente.
Além de tudo isso, tem a questão da redução da poluição atmosférica e da poluição dos recursos hídricos e ainda a criação de novos negócios e mercados para os produtos reciclados. E, educar para tal ação é fundamental. E por conta disso, uma iniciativa do Lar Santa Filomena ganhou repercussão. Conforme noticiado neste diário, o Lar Santa Filomena, de Presidente Prudente, iniciou, na semana passada, a campanha de arrecadação de materiais recicláveis. A ação visa conscientizar a população prudentina sobre a necessidade da reciclagem no contexto atual. Para a entidade, o que ontem foi lixo amanhã será fonte de renda para a instituição.
Assim, o primordial da campanha é entender a importância do meio ambiente, dos produtos e materiais que podem ser reutilizados, reciclados. O grande objetivo da ação é o conscientizar, é o educar para o novo. A destinação é feita para uma empresa, que paga por este material arrecadado pela instituição.
Iniciativa louvável da instituição que pode ser seguida por todos nós, de destinar corretamente os materiais que podem ser recicláveis ou ainda colaborar com o Lar Santa Filomena para que façam o trabalho completo e ainda consigam lucrar algo para ser revertido em boas ações. A reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água, do ar. Vamos fazer a nossa parte?

Publicidade

Veja também