Na terça-feira, os detentos do CDP (Centro de Detenção Provisória) Tácio Aparecido de Santana, de Caiuá, receberão a terceira edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade. A unidade prisional é a primeira da região, em 2018, a receber a ação, que em 2017, beneficiou 954 reeducandos. Na presença de autoridades, a atividade tem início a partir das 9h.
Segundo informações da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), durante a ação, serão oferecidos os serviços de emissão e atualização de RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), Certidão de Nascimento e Casamento, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), e atendimento jurídico. Além disso, os reeducando também contarão com palestras preventivas às DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), uso de drogas, auxílio-reclusão e entre outras. “Haverá, ainda, cortes de cabelo, avaliações odontológicas e, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C”, completa.
Na ocasião, também serão conscientizados sobre cuidados com o meio ambiente. Em parceria com a empresa Pontal Flora, de Presidente Venceslau, parte dos presidiários realizará plantio de mudas de árvores nativas. Para a SAP, as atividades têm o objetivo de “serviços diversos que contribuam com a preparação para a retomada da vida em liberdade, no que se refere à aquisição de conhecimentos de temas gerais, monitoramento da saúde e identificação civil, servindo ainda para envolver a sociedade nesse processo de reinserção social”. Até então, a unidade possui 1.078 detentos.
Ação
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da SAP, através do GCAE (Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade), da CRSC (Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania), em parceria com o Grate (Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação), da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado.
Com informações da SAP