Devotos mantêm rito de acender velas para agradecer por graças atendidas

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 06/06/2023
Horário 05:20
Foto: Cedida
Alguns devotos contemplam o santuário à noite e aproveitam para acender velas
Alguns devotos contemplam o santuário à noite e aproveitam para acender velas

Muitos devotos de Santo Expedito que visitam a cidade a fim de agradecer por graças alcançadas ainda seguem o rito de afirmação dessas graças, no ato de acender velas. Como geralmente os velários são construídos na parte externa dos templos, grande parte dos devotos procura a igreja matriz para a execução desse ato. Rezam no novo prédio, mas acendem suas velas na igreja matriz. Alguns devotos estão contemplando o santuário durante a noite e assim acendendo as suas velas em noite de lua cheia.

REPERCUSSÃO
Ao sediar um encontro de prefeitos e autoridades do turismo, para melhor conhecer o potencial da região, o município de Santo Expedito mostrou realmente o que aprendeu no turismo e o que pode ensinar para todos os demais. Num trabalho aparentemente simples, mas de grande valor, a Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal do Turismo e o Conselho Municipal de Turismo, soube muito bem atender a seus convidados, com compromisso e muita responsabilidade.

BEM RECEBER
O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (sem partido), deixou claro que o mais importante em ser um município turístico é ter possibilidade de bem acolher aos visitantes, e isso foi demonstrado na recepção a todos os presentes que aqui vieram para melhor conhecer detalhes do turismo regional e da força que será necessária para poder desenvolver um turismo profissional. Realmente ficou provado que a Coordenadoria Municipal do Turismo, bem como o Conselho Municipal do Turismo, trabalhou com profissionalismo.

CATEQUESE
Para fortalecer o interesse das crianças do município para melhor conhecerem a religião, bem como fortalecer o grupo de pessoas para ampliar as informações sobre o turismo religioso da cidade, o Santuário de Santo Expedito também promove a catequese na comunidade. E para melhor incentivar as crianças, ocorre sempre o sorteio de uma bicicleta entre os alunos. No sábado passado, o vencedor foi o garotinho Miguel, que além de estar estudando, frequentando a missa, pode sair vibrando da igreja pedalando a sua bicicleta.

Foto: Cedida

Miguel foi o grande sortudo e ganhou uma bicicleta

POR QUE MATARAM SANTO EXPEDITO?
Como ele professava o cristianismo, acabou sendo alvo das sanguinárias perseguições do imperador Diocleciano (243-312). E, no dia 19 de abril de 303, teria sido ele martirizado e decapitado com espada, depois de ter se negado a converter-se aos deuses pagãos.

MILAGRE
Todos os anos, nas proximidades do dia 19, Maria Eunice, que viveu toda sua infância em Presidente Bernardes, mas atualmente residente em Campo Grande (MS), vem a Santo Expedito, agora mais do que nunca incentivada pela maravilha do santuário. Ela assegura e afirma com muito orgulho, que assim faz em companhia do esposo, para agradecer a um milagre que ocorreu em sua vida. Seu filho mais velho, hoje com 12 anos, foi acometido por uma forte febre que não tinha como ser aliviada, mesmo procurando os médicos. Fazia de tudo, mas a febre sempre retornava, deixando ela e o marido preocupados com o problema. Em contato com sua avó, ainda residente em Presidente Bernardes, ouviu desta que deveria apelar por orações para Santo Expedito. Assim fez e, durante uma semana pedia de todo o coração para que Santo Expedito intercedesse junto ao Pai Criador. Se o filho sarasse da febre, que já atacava por mais de um mês, visitaria todos os anos, na época da grande festa do padroeiro, o Santo Padroeiro.

CURA
Durante a semana de orações e pedidos de graças, o estado febril do filho foi eliminado aos poucos até que se comprovasse que estava curado. Entendendo ter recebido a graça, Maria Eunice já fez a sua terceira visita ao santuário, o que fará por mais anos. Vem com o marido, e este ano o filho pediu para a mãe que ele gostaria de vir para conhecer o santuário.

HISTÓRIA
A história de Santo Expedito remonta desde 1943, quando chegaram à região as famílias Joaquim José dos Passos e Arthur Bispo de Oliveira sob suas montarias. Traçaram e abriram as primeiras trilhas do desenvolvimento na região, em busca de perspectivas de trabalho na área da lavoura, sendo os pioneiros, desbravadores do vilarejo, onde hoje se ergue a cidade.

O SANTO
Os moradores religiosos que ali habitavam construíram uma capelinha simples, pequena e de madeira, onde Ulina Ramos Passos, esposa de Joaquim José dos Passos, que possuía uma imagem de Santo Expedito, colocou-a na capela, dedicando-a ao santo devoto.

ORAÇÃO DA CHAVE DE SANTO EXPEDITO
Muitos devotos fazem suas preces através da Oração da Chave de Santo Expedito. A leitora Maria Aparecida Lima pede à coluna que publique a todos essa oração, o que fazemos em atenção ao pedido.
“Para rezar esta oração, segure com sua mão direita uma chave, pode ser a da porta da sua casa. Com a mão esquerda segure uma imagem de Santo Expedito. Se você acreditar e orar com o seu coração, com certeza a ajuda será concedida”.
 Faça o sinal da cruz, dizendo: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!
“Graças vos dou, graças vos peço, graças receberei.
E com esta oração da Chave de Santo Expedito, o meu corpo fecharei. 
Oh Poderoso Santo Expedito, invencível na fé e amado soldado de Cristo!
Permita que com a chave desta vossa oração, que agora rezo com toda confiança, eu consiga fechar meu corpo contra todos os males e deixá-lo aberto somente para as graças de Deus.
Humildemente vos peço também que abra todos os meus caminhos e ajude-me a alcançar a graça que tanto necessito no dia de hoje.
(Peça a Santo Expedito que ajude a alcançar a graça desejada).
Santo Expedito, peço que me ajude a conquistar.
Prometo que sempre carregarei e divulgarei esta oração da sua chave, meu glorioso Santo e, com isso, tenho certeza que, sob a vossa proteção e as bênçãos de Deus, ficarei invisível para meus inimigos, a inveja não me alcançará, estarei livre de todas as doenças, trabalho não me faltará, meus negócios terão pronta e boa solução, e a paz reinará em toda a minha família. Amém!”

Foto: Cedida

Oração da Chave de Santo Expedito: muitos devotos fazem suas preces e têm pedidos atendidos

SONHO
João Gomes, de Presidente Prudente, encaminhou para a coluna uma declaração de que viu-se obrigado a visitar o Santuário de Santo Expedito por pedido do próprio santo das causas urgentes. João alegou que no mês passado teve sucessivos sonhos com Santo Expedito e sempre o chamando para recebê-lo em visita, mas que nunca teve esse interesse. Alegou que, desta vez, irá visitá-lo no santuário, pois no último sonho teve a visão do corvo já morto necessitando ser enterrado. Ele, conversando com um amigo de mais idade, teve a informação de que pode se entender que esse corvo ainda pode prejudicar muitas pessoas que acreditam em Santo Expedito. Não sabe como fazer, mas se preciso for vai procurar uma orientação do padre Umberto para melhor entender as mensagens enviadas através de seus sonhos.

FÉ EM TROVAS
Meu grande Santo Expedito
Que atende a todos momentos
Sabemos que o seu poder
Foi de grande sofrimento.
                                                           (José Costa)

Publicidade

Veja também