Dia D reforça ações de combate à dengue

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 23/03/2024
Horário 09:00
Foto: Divisão de Saúde e Saneamento de Estrela do Norte
Dia D contra a Dengue coleta pneus que podem servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti
Dia D contra a Dengue coleta pneus que podem servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti

A Divisão de Saúde e Saneamento e a Vigilância Sanitária de Estrela do Norte realizaram um Dia D de Mobilização Contra a Dengue com diversas atividades de combate ao Aedes aegypti e de prevenção.
Durante os dias de ação, foram realizadas orientações à população, ao comércio e aos setores públicos, a respeito das formas de combate aos possíveis criadouros do mosquito, e também sobre como identificar os principais sintomas da doença.
Numa parceria da Divisão de Saúde e da Divisão de Educação e Cultura também foram promovidas atividades conjuntas de conscientização e orientação nas escolas.
De acordo com a divisão, as ações de bloqueio e de nebulização seguem em execução no município para atingir o maior número de moradias. 

Dengue em Estrela do Norte
De acordo com dados da divisão, o quadro de dengue na cidade apresenta 60 notificados, 43 negativos, 11 positivos e seis aguardando resultados de exames.

Mais um verão sem ar condicionado nas escolas estaduais
Vivemos um dos verões mais secos dos últimos 28 anos. Nossa região amargou chuva abaixo de 30% da média histórica, segundo dados do climatologista, Vagner Camarini. Chuvas irregulares, grande estiagem e altas temperaturas.
Sim, calor, muito calor. Nas últimas semanas tivemos mais uma onda de calor, para fechar o verão daquele jeito. Sensação térmica acima dos 40°graus que judiou e muito, dos alunos das escolas da rede estadual em Pirapozinho.
Desde 2020, vereadores requerem apoio de deputados estaduais para sensibilizar o governo do Estado para a climatização das salas de aula.

Mais um verão com muito calor
Este ano não foi diferente, mais uma vez, o vereador Claudinei Dinello (Podemos) encaminha para o deputado estadual, Mauro Bragato, pedido para garantir mais conforto para alunos da rede estadual.
Não é fácil manter a qualidade de ensino em salas de aula nos períodos de altas temperaturas. As salas de aula estão cada vez mais lotadas e o desconforto térmico é nítido. A verdade é que o calor prejudica a aprendizagem e até a convivência em sala de aula.
Mais um verão chegou ao fim sem climatização nas escolas do Estado, esperamos que, ao menos para a próxima estação mais quente, esteja pronta para garantir melhor conforto para os alunos.

Costelão Fraterno

Reprodução | Redes Sociais do evento

Foi realizado no último final de semana, o 1° Costelão Fraterno em prol da entidade “Minha Casa”. O evento foi promovido pelas lojas macônicas Acácia Prudente e Evolução e Dignidade de Pirapozinho

Final de Campeonato Intermunicipal de Futebol de Campo em Estrela do Norte
Após dez rodadas, o 19º Campeonato Intermunicipal de Futebol de Campo de Estrela do Norte terá Sandovalina e Presidente Venceslau se enfrentando neste domingo. De acordo com o histórico da participação dos dois times na competição, a final pode ter um desfecho interessante: a equipe vencedora levará para casa o segundo troféu de campeã desde a primeira edição da competição, em 2003.
A participação de Presidente Venceslau é marcada por seis vice-campeonatos (2007, 2008, 2009, 2014, 2016, 2023) e uma conquista do troféu de equipe campeã, em 2015, quando venceu a disputa contra o Estrela Futebol Clube, time da casa. Dessa forma, esta será a oitava vez em que a equipe venceslauense chega à final do Intermunicipal para brigar pelo troféu.
Por outro lado, Sandovalina não tem uma história tão bem-sucedida no campeonato. A equipe chegou à final apenas em duas ocasiões: em 2003, quando foi campeã enfrentando o E. C. Pitbull, de Tarabai; e em 2004, quando foi derrotada pelo time da Stock Car Veículos, de Pirapozinho, ficando com o vice-campeonato.

O jogo
Quem comparecer ao Estádio Coronel Albino, no domingo, às 15h, irá testemunhar um jogo histórico, acirrado, com futebol genuíno e um espetáculo que só o Intermunicipal pode oferecer na região.

Starff Mídias

Qual é a sua aposta? Presidente Venceslau será campeão na sua oitava final ou será vice pela sétima vez? Sandovalina leva o troféu de primeiro lugar ou terá mais um vice-campeonato na conta?

Hoje tem Programa Unoeste Transforma Pirapozinho
O evento será realizado das 8h às 12h, na Emeif Profª Alzira Correa Miras, na Vila Santa Rosa. Serão promovidos serviços gratuitos de saúde, educação, meio ambiente, agricultura, trânsito, cultura, esporte e sustentabilidade, pela Unoeste em parceria com a Prefeitura de Pirapozinho. 

Publicidade

Veja também