Dia da Independência é celebrado em Prudente com desfile na Avenida Brasil

Homens, mulheres e crianças vão às ruas demonstrando civismo, exercendo a cidadania e patriotismo e participam desfilando ou assistindo; durante toda a semana, tempo esteve instável, caso nesta manhã esteja chovendo muito, o evento será cancelado

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 07/09/2016
Horário 09:13
 

Independente das dificuldades que o Brasil atravessa, todos os anos militares e boa parte da sociedade civil participam das festividades do dia 7 de setembro: data em que se comemora a Independência do Brasil, proclamada, em 1922, por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. E, hoje, a partir das 8h45, em Presidente Prudente, homens, mulheres e crianças vão às ruas demonstrando civismo, exercendo a cidadania e patriotismo, demonstrando amor à pátria, quando participam desfilando ou assistindo ao desfile que celebra esse marco da história brasileira.

Durante toda a semana o tempo esteve bastante instável, caso nesta manhã esteja chovendo muito, o desfile será cancelado.

Jornal O Imparcial Dois pelotões com efetivo de 100 atiradores do TG de Presidente Prudente Prudente participam da ação festiva nesta manhã

De acordo com José Cláudio do Nascimento, subtenente-instrutor do TG (Tiro de Guerra 02-063) assim como no ano passado, a concentração dos participantes do desfile será na Avenida Brasil, nas proximidades do camelódromo, aonde a pista direita, sentido bairro/centro, estará interditada. Lembrando que as vias que atravessam a Avenida Washington Luiz, por onde o desfile seguirá, entre as ruas Major Felício Tarabay e Ribeiro de Barros, também estarão fechadas até o término da atividade.

Para manter a ordem e o fluxo nessa extensão, os fiscais de trânsito da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) estarão no local.

O Desfile Cívico e a Parada Festiva são realizações do governo municipal, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto em parceria com o Tiro de Guerra.

 

Cronograma

Conforme a coordenação do Desfile Cívico o palanque das autoridades estará instalado no cruzamento da Avenida Washington Luis com a Coronel José Soares Marcondes defronte ao número 544 com hasteamento da bandeira e posteriormente as corporações exibem o desfile às 9h.

Conforme Claudio, o hasteamento será feito da seguinte maneira: Bandeira do Brasil: Hélio Sancler Santos de Menezes - capitão de Corveta da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio; Bandeira do Estado de São Paulo – coronel Francisco Batista Leopoldo Júnior comandante do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior – 8) e a Bandeira da cidade de Presidente Prudente: pelo vice-prefeito Marcos Vinha.

 

Desfilando

O subtenente, instrutor do TG, destaca que dois pelotões com o efetivo de 100 atiradores do TG do município, mais a guarda-bandeira; Banda Regimental de Música do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior – 8), 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), com os diversos programas da corporação, policiamento a pé, motorizado, rodoviário e cavalaria; 3ª Companhia de Policiamento Ambiental; 14º GB (Grupamento de Bombeiros); grupos de escoteiros Guayporé, Monte Carmelo e Nelson Mandela e Ordem Demolay.

"O desfile Cívico Militar de 7 de setembro serve justamente para lembrarmos de uma data que simboliza a autonomia conquistada, a liberdade política, econômica e social do país. A construção da nossa identidade e a determinação do povo brasileiro, característica inerente dessa população. Por isso é importante que participemos todos da celebração", enfatiza o subtenente do TG.

 

 

HINO DA INDEPENDÊNCIA

(Evaristo Ferreira da Veiga)

 

Já podeis, da Pátria filhos,

Ver contente a mãe gentil;

Já raiou a liberdade

No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!

Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava

Da perfídia astuto ardil...

Houve mão mais poderosa:

Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!

Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,

Que apresentam face hostil;

Vossos peitos, vossos braços

São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!

Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,

Já, com garbo juvenil,

Do universo entre as nações

Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!

Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.

 
Publicidade

Veja também