Dia das mães

WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

COLUNA - WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

Data 08/05/2021
Horário 03:38

A ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Paraguaçu Paulista divulgou o horário especial para o final de semana, em virtude do Dia das Mães. Hoje, as lojas ficam abertas das 9h às 17h.

E A ECONOMIA? 
Com a diminuição do auxílio emergencial e a desaceleração da vacinação na região, lojistas temem pela fraqueza dos lucros do mês de maio, assim como no ano interior. 

REALIDADE ATUAL 
O único setor que deve crescer neste ano é o de supermercados, segundo a Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo). Uma grande mudança na forma de consumo fica marcada pelas aquisições online, o que pode dificultar as compras locais e regionais. 

ATRIBUIÇÃO DE AULAS 
Depois de dois meses, o Departamento de Educação de Paraguaçu Paulista voltou a atribuir aulas. O assunto foi parar no plenário da Câmara Municipal, onde os vereadores questionaram porque a atribuição de aulas não estava sendo feita.

ENSINO HÍBRIDO 
Rancharia também realizou, nesta semana, a convocação de professores aprovados para a atribuição de classes e aulas. Anteriormente, a Prefeitura já havia sinalizado que o retorno das atividades será de forma híbrida e opcional. 

VACINÔMETRO
A cidade de Rancharia vacinou 18% da população. Os números totais somam 5,4 mil em relação à primeira dose e 3.004 aplicações da segunda dose. Até o momento, é o segundo município da região que mais vacinou. 

GRANDE LAGO 
A partir desta semana, o Grande Lago de Paraguaçu Paulista pode receber pessoas. Por enquanto, é permitido apenas caminhadas e uso de embarcações. Quiosques devem permanecer fechados e não haverá cobrança de estacionamento.

DOE SANGUE 
A cidade de Quatá precisa de doadores de sangue. Quem quiser ajudar, deve entrar em contato pelos telefones: (18) 99146-9461, 3366-9604 ou 3366-9605. Vale ressaltar que uma única doação pode salvar até quatro vidas. Faça a sua parte! 

SEGUNDA DOSE
Neste sábado, os profissionais da educação de Paraguaçu Paulista recebem a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação será realizada por drive-thru nas Faculdades Gammon, das 8h às 11h. 

FIQUE ATENTO! 
É necessário que o profissional leve o cartão de vacina com o registro da 1ª dose e o CPF. A primeira dose da vacina foi distribuída para profissionais da educação no dia 10 de abril, também por drive-thru. 

AVALIAÇÃO PRESENCIAL 
Secretaria de Educação de Rancharia realiza avaliação diagnóstica de alunos da rede municipal. As avaliações ocorreram nas escolas em que as crianças estão matriculadas. 

ORGULHO REGIONAL 
O autor paraguaçuense, Danilo Salomão, venceu o I Concurso Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio, com seu texto “Trívia”. As inscrições ultrapassaram 120 textos de autoras e autores de diversos Estados brasileiros.

VESTIBULINHO ETEC 
A Etec (Escola Técnica Estadual) Dr. Luiz César Couto, de Quatá, está com inscrições abertas para o vestibulinho do segundo semestre de 2021. São oferecidas vagas para os cursos técnicos de Agroindústria, Química e Logística. Os interessados têm até o dia 2 de junho para realizar a inscrição.

HOMENAGEM REFINADA 
A Lyra Maestro Roque Soares de Almeida realiza, hoje, uma live especial em homenagem ao Dia das Mães. A transmissão será feita diretamente do palco do Cine Teatro Municipal Lucila Nascimento, a partir das 20h, pelo YouTube e Facebook.

CASOS DE DENGUE
Com o aumento do número de casos de dengue, a Prefeitura de Maracaí realizou durante a semana a nebulização contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. É importante que os moradores façam a sua parte cuidando de seus quintais.  

Veja também