Dia das Mães supera expectativa de vendas

No segmento de calçados o cenário foi positivo, pois a estimativa de aumento de 15% nas vendas dobrou e o balanço final da data comemorativa apontou registros de acréscimo de 30%.

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 13/05/2015
Horário 10:58
 

Embora a expectativa de incremento nas vendas no período do Dia das Mães tenha sido de 5%, comerciantes de Presidente Prudente apontam que a realidade superou o estimado e muitos fecharam com saldo positivo na segunda data mais favorável para lucro do comércio. No sábado, dia que antecedeu o dia comemorativo, estabelecimentos chegaram a registrar aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Já em perspectiva geral, o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) acredita que foi registrado aumento de 10% em relação ao montante de vendas ocorridas no mês passado.

De acordo com o gerente do Magazine Luiza, José Santos de Almeida, o movimento do comércio pode ser considerado estável para os segmentos vendidos pela loja. Para ele, o índice estimado para o Dia das Mães era de 5% –  montante atingido pela equipe de vendas. O profissional ressalta que o consumidor encontrou neste período confiança diante do momento de instabilidade econômica, aproveitando os planos de pagamento para investir – inclusive com registros de pagamentos à vista. "Consideramos maio como o segundo Natal do ano, pois alavanca as vendas e os consumidores presenciam promoções e planos de pagamentos variados. Por isso, acredito que o Dia das Mães foi o momento certo, principalmente para aquelas pessoas que acreditavam na crise e não no comércio".

No segmento de calçados o cenário foi positivo, pois a estimativa de aumento de 15% nas vendas dobrou e o balanço final da data comemorativa apontou registros de acréscimo de 30%. Segundo o gerente da Jô Calçados, Amaro César da Silva, o comparativo foi realizado com base nos dados do ano passado. "Apesar de ouvir sobre a crise, nosso setor permanece estável, estamos mantendo o crescimento. Cabe ao lojista adequar o momento em prol do consumidor, aplicando promoções que atraiam o cliente, como também oferecendo bom preço".

O presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis, explica que os consumidores não deixaram de comprar presentes para suas mães e salienta que o centro esteve bastante movimentado – principalmente na sexta-feira e sábado. Outro fator que colaborou, segundo ele, foi a realização da promoção que sorteará uma moto, televisor e brindes nesta sexta-feira. "Os comerciantes venderam bem, embora os produtos vendidos foram de preços inferiores, mas os clientes compareceram e gastaram no nosso comércio. Muitos consumidores procuravam pelos cupons da promoção, acredito que estimulou as vendas também".

Por sua vez a gerente da Passo Mania, Eliana da Silva, destaca o contrário do mencionado pelo presidente do Sincomércio. Conforme ela, os consumidores compraram produtos com preços superiores, o que chamou a atenção da comerciante. "Geralmente vendemos coisas mais em conta, mas, dessa vez, o consumidor não teve medo de investir no presente para as mães, apesar desse momento de crise. Registramos aumento de, aproximadamente, de 5% na semana".

 

Comerciários


Para os trabalhadores do comércio, o momento também representou impressões positivas, principalmente para aqueles que trabalham com comissão. O vendedor Murilo Tofanelli comenta que o Dia das Mães refletiu positivamente no seu salário. Porém, aponta a dificuldade de aumentar os lucros em razão da comissão representar 1% sobre o valor da venda, o que acaba desestimulando. "O momento reflete positivamente, pois as vendas aumentaram consideravelmente e, consequentemente, o salário. Porém, a comissão de 1% dificulta, pois preciso vender muito. Outro problema encontrado pelos vendedores ocorre em relação aos preços da internet, pois não conseguimos cobrir e interfere no nosso trabalho".

Já o vendedor Vanderson de Lima salienta que a procura por produtos foi maior, mas destaca que o consumidor está segurando os gastos para pagar as contas e depois investir. "Notamos que as pessoas estão um pouco receosas em comprar, pois primeiro estão quitando suas contas e depois efetuando novos investimentos. No entanto, este mês foi positivo em relação aos demais", enfatiza o vendedor, o qual ainda relata que as datas mais lucrativas, além do Dia das Mães e do Natal, é o Dia dos Pais, bem como a Black Friday.
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