Dia do Advogado

OPINIÃO - Wesley Cardoso Cotini

Data 11/08/2020
Horário 04:47

Na data de hoje, 11 de agosto, comemora-se o Dia do Advogado e Advogada, pois, nesta data, no ano de 1827, foram inauguradas as primeiras faculdades de Direito do Brasil.
O advogado (a) é essencial e indispensável à administração da Justiça, exercendo função social dentro de um Estado Democrático de Direito, possuindo capacidade postulatória e defendendo os interesses das partes.
Verifica-se, que estamos atravessando um momento muito difícil, onde nossa sociedade enfrenta uma grave crise existencial, com o aumento da intolerância e a ausência de preocupação com o próximo, principalmente pelas atividades terem tornado-se, muitas vezes, mecânicas e robotizadas.
Neste sentido, é que a advocacia assumiu um de seus papéis mais importantes, sendo estimulada e ficando em evidência neste período de pandemia: a humanização da advocacia. Com a humanização, surge a importância de mostrarmos aos outros, que, ao exercermos o nosso trabalho, atuamos como representantes outorgados, cuja nossas preocupações vão além de qualquer fórum, pois, nos preocupamos com o ser humano, e, problemas reais. 
Esta humanização reflete positivamente em todos os âmbitos, sejam jurídicos ou administrativos, e, com ela é possível ver a satisfação entre ambas as partes, bem como, a criação de um vínculo pautado em valores e, sobretudo, confiança.
A situação em que nos encontramos atualmente, onde é real o distanciamento social e a crise econômica, nos mostra que é este o momento mais oportuno para realizarmos com sabedoria nossas competências de modo a aprimorarmos todas as nossas qualidades, indo além do profissional, ou seja, melhorarmos cada vez mais como seres humanos. É chegado o momento de pensarmos no coletivo, e não apenas nos interesses individuais. Precisamos desenvolver com destreza e empatia, as nossas reflexões, a nossa evolução e compaixão. Sermos determinados e organizados não somente ao que diz respeito à nossa profissão ou classe, mas a toda nossa sociedade que carece desse olhar mais fraterno e humano.
Assim, a missão mais pesarosa, porém, gratificante, do exercício do múnus público da advocacia é a necessidade de se ter coragem, e, jamais medo de enfrentar o que for necessário para que a maior autoridade de todas, o cidadão, seja respeitado.
Parabéns a todos os advogados e advogadas pelo seu dia, bem como, pela união e valorização da classe em prol da sociedade, do próximo e do coletivo, reafirmando sua função social.  
Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos. OAB para todos!
 

Publicidade

Veja também