Dia do Desafio é celebrado com atividades virtuais

Uma campanha mundial de incentivo à prática de exercícios físicos e esportes que, por conta da pandemia, pelo 2º ano se dá com ênfase pelas plataformas digitais

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 26/05/2021
Horário 07:00
Foto: Cedida
Daniel diz que a pandemia traz esse desafio de realizar as ações no ambiente digital sem aglomerar
Daniel diz que a pandemia traz esse desafio de realizar as ações no ambiente digital sem aglomerar

Com o tema “Atividade física: Bom para mim! Bom para todos!”, hoje, ocorre o Dia do Desafio, uma campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas e esportes, realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio. Por conta da pandemia da Covid-19, pelo segundo ano o tradicional dia se dá com ênfase pelas plataformas digitais, e o Sesc Thermas de Presidente Prudente como sempre não deixa a desejar e tem uma programação variada a oferecer para incentivar a prática regular de atividades físicas e esportivas à população, ainda que distante fisicamente de suas unidades.
A base para definição deste mote foi o princípio humanitário do bem comum, ou seja, o conjunto das situações de vida social que permitem, tanto aos grupos como a cada indivíduo, alcançar a mais plena condição de vida.
Segundo Daniel Yonashiro, 34 anos, técnico de programação do Sesc Thermas de Presidente Prudente, a pandemia traz esse desafio de realizar as ações no ambiente digital, sem aglomerar. “De qualquer maneira, mesmo assim é importante e possível realizar atividades físicas, além de manifestações e ‘encontros’ que auxiliam o processo de desenvolvimento humano, por isso, além das atividades práticas de forma virtual, propomos ações reflexivas, como o bate-papo relacionado a políticas públicas de lazer, a aula sobre a melhor utilização das plataformas digitais pelos professores e o curso de xadrez”, adianta ele.
Segundo a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a Prefeitura vai participar como parceira do Sesc Thermas, que é quem encabeça a campanha e inda nesta semana será realizada uma reunião entre as partes para definirem as ações que serão desenvolvidas.

De olho na programação

Hoje pela manhã, às 10h, os educadores do Sesc colocam todos para mexer o corpo num desafio esportivo disponível no Instagram. Depois, às 13h, tem a videoaula “Beach Tennis: do saque ao jogo”, com o professor Joan Turim.
Às 19h desta quarta, o bate-papo “Política Pública Municipal de Lazer na Prática” traz o professor doutor em Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos, Antônio Carlos Bramante, para apresentar subsídios teóricos e práticos a gestores públicos e lideranças comunitárias que queiram desenvolver ações da área em seus municípios. A atividade é aberta a todos os interessados e pode ser acompanhada ao vivo no canal do Sesc Thermas no YouTube .
Já, na quinta, às 19h, o bate-papo “Entendendo a Produção de Videoaulas” aborda os primeiros passos para se produzir conteúdo de aulas físico-esportivas para as redes sociais, com temas como roteiro, captação, iluminação e publicação de conteúdo online. A conversa é conduzida por Anderson Carvalho e Thiago Ferri, da equipe de Comunicação do Sesc, e as inscrições são gratuitas por meio do inscricoes.sescsp.org.br.
Há ainda um curso de xadrez para iniciantes destinado a professores da rede municipal de ensino e das secretarias municipais de Esporte. A inscrição é gratuita e deve ser feita junto a esses órgãos de cada cidade. O curso começa na quinta (27/5) e segue até 26/8.

Desafio diferente

O projeto não contará com a tradicional competição amistosa entre as cidades, para evitar aglomerações e seguir os protocolos sanitários de segurança. Porém, o evento manterá seu propósito de estimular as pessoas na busca por uma rotina ativa e saudável, e convidará a rede de parceiros da campanha - países, cidades e instituições - a se mobilizarem no enfrentamento da inatividade física, sobretudo, neste momento atual. 
 
Divulgação

Antônio Carlos Bramante participa de bate-papo às 19h de hoje



 

Veja também