Dia do Padre

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 06/08/2023
Horário 05:03

No dia 4 de agosto, memória de São João Maria Vianney, a Igreja celebra o Dia do Padre. Este santo sacerdote é o patrono de todos os sacerdotes. A Igreja vê no Santo Cura d’Ars, o exemplo de humildade, de abnegação e de entrega ao serviço dos homens e das mulheres, dos pobres e necessitados. No Brasil, na dinâmica do mês de agosto, Mês Vocacional, o Dia do Padre é celebrado no primeiro domingo. É um dia especial para rezarmos e refletirmos sobre a vocação e a missão dos padres. Hoje, são muitos os desafios e apelos dirigidos aos padres, aos levitas do Senhor. Diante da crise do compromisso comunitário, atestado pelo papa Francisco, o padre é chamado a tomar consciência, a cada instante, de que é discípulo missionário e animador das comunidades, incentivador do discipulado e da missão. Ele é chamado a alimentar a sua fé, a viver uma espiritualidade missionária, a difundir a revolução da ternura, a combater um mundanismo espiritual, não somente em sua vida, mas também na vida dos outros agentes de pastoral, os outros discípulos missionários. O papa Francisco recorda muito bem, na Exortação apostólica Evangelii gaudium: “o Evangelho convida-nos sempre a abraçar o risco do encontro com o rosto do outro, com a sua presença física que interpela, com o seu sofrimento e suas reinvindicações, com a sua alegria contagiosa permanecendo lado a lado. A verdadeira fé no Filho de Deus feito carne é inseparável do dom de si mesmo, da pertença à comunidade, do serviço, da reconciliação com a carne dos outros. Na sua encarnação, o Filho de Deus convidou-nos à revolução da ternura” (n. 88). O testemunho de fé e de coerência a que o padre é chamado, é sempre um serviço aos outros. Não é nem peso nem meio fácil de tirar proveito. Somente uma vida de serviço desinteressado pode gerar conversão e entrega à missão. Hoje, como é necessário insistir na formação humana, na consideração da dignidade da pessoa. Os padres são, sobretudo, homens, que indicam para nós a beleza do serviço e do dom da vida pelos outros. (Fonte: Dom Jaime Vieira Rocha, Administrador apostólico de Natal (RN)
 
MINI SERMÃO:
18º Solenidade da Transfiguração do Senhor (Mt 17,1-9)

Os três subiram porque precisavam descer de suas convicções. Estavam longe daquilo que Jesus propunha. Subiram esperançosos, permaneceram assustados, desceram entusiasmados e agiram traindo. No Tabor Jesus se transfigura e tenta que a mente dos três também se transformem. Valeu a tentativa. As tendas eram uma maneira de Jesus não mais falar de cruz. Gosta-se mais da glória do que da cruz. Mas Jesus é categórico: levantem e vivam o que eu digo. Não é possível perpetuar o momento da glória. O Jesus do Tabor é também o Jesus do Getsemani. O Jesus da glória é o mesmo da cruz. Jesus no Tabor: glorificado. Jesus no Getsemani: humilhado. Onde você armaria sua tenda? Estaria junto ao Jesus transfigurado ou ao Jesus desfigurado? Não se esqueça que Jesus escolheu fazer sua tenda em todos nós! (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau
- Missas -

Sábado: às 18h - Capela Nossa Senhora Aparecida e às 19h30 - Igreja Matriz; 
Domingo: às 7h - Capela São Judas Tadeu, às 8h30 - Capela Nosso Senhor do Bonfim, às 10h - Igreja Matriz, às 17h - Capela Santa Edwiges e às 19h - Igreja Matriz
 
MENSAGEM DO PAPA:
Por vezes, no nosso caminho eclesiástico, podemos experimentar um cansaço semelhante, quando parece que temos apenas redes vazias nas mãos. Este é um sentimento bastante difundido nos países de antiga tradição cristã, afetados por muitas mudanças sociais e culturais e cada vez mais marcados pelo secularismo, pela indiferença para com Deus e pelo crescente distanciamento da prática da fé. Aqui o perigo é que entre a mundanidade. Isto é muitas vezes acentuado pela desilusão e a raiva que alguns alimentam em relação à Igreja, em alguns casos pelo nosso mau testemunho e pelos escândalos que desfiguraram o seu rosto, e que exigem uma purificação humilde e constante, partindo do grito de dor das vítimas, que devem sempre ser acolhidas e ouvidas. Mas, quando alguém se sente desanimado, o risco é sair do barco e ficar preso nas redes da resignação e do pessimismo. Em vez disso, confiemos que Jesus continua a estender a mão e a sustentar a sua amada Igreja. Por isso, levemos ao Senhor nossos cansaços e nossas lágrimas, para poder enfrentar as situações pastorais e espirituais, dialogando entre nós com abertura de coração para experimentar novos caminhos a seguir. (Fonte: www.aciprensa.com/noticias/jmj-lisboa-2023-homilia-del-papa-francisco-en-el-monasterio-de-los-jeronimos-de-belem-74726).
 
Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @eu_rafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Publicidade

Veja também