Dia dos Pais emociona e aproxima as famílias

O técnico em ótica conta que já ganhou um presente, e que sempre os filhos acertam os seus gostos e preferências, mas que a presença e a oportunidade de juntar a família nesta data é mais importante.

VARIEDADES - Laís Ernesto

Data 10/08/2014
Horário 09:14
 

Curtir a chegada de um filho é a vontade de muitos pais. O presente ideal vai além de calçados, roupas ou materiais esportivos, é estar junto com eles. Ter um filho representa o próprio presente. O Dia dos Pais muda o sentido quando eles passam a ser pais.

As experiências que um filho proporciona, as descobertas, erros e acertos mudam a rotina e a vida que estavam acostumados, principalmente quando se trata de pais de primeira viagem. Esta é a história do auxiliar de laboratório ótico, Leonildo de Oliveira, 38, que, há um ano e quatro meses aproveita a chegada da filha Beatriz.

"Foi um presente de Deus", define Oliveira, sobre a chegada da pequena. Segundo ele, tudo mudou quando ela chegou, o sentido da vida e principalmente o Dia dos Pais. Um abraço é o presente mais esperado, ainda porque tão pequena não pode demonstrar seu carinho com palavras.

Jornal O Imparcial
José Reis
Foto 600
Há um ano e quatro meses, Leonildo de Oliveira aproveita a chegada da filha Beatriz

Paulo César Carvalho, 50, tem três filhos e a distância é a maior inimiga do relacionamento. Sendo assim, aproveitar o Dia dos Pais para curtir a presença dos filhos é a principal dica que ele dá aos demais. Juntar a família nesta data especial, em casa, sem muita programação, é a intenção dele. O técnico em ótica conta que já ganhou um presente, e que sempre os filhos acertam os seus gostos e preferências, mas que a presença e a oportunidade de juntar a família nesta data é mais importante.

A psicóloga Marily Meira Brandão explica que a proximidade entre pais e filhos é muito importante para o relacionamento. Esta data, segundo ela, é proporcionada pelo comércio, com fins lucrativos, e trocar a presença dos filhos por presentes é o resultado daqueles pais que na infância supriram as vontades dos filhos com materiais.

Ainda segunda a psicóloga, a data pode ser aproveitada para reunir a família, estar juntos, ter um diálogo, porque com a rotina que a maioria das pessoas leva, a correria, esta atitude tem ficado para segundo plano. E mesmo sendo uma data comercial vale a pena aproveitá-la para estar junto.

Se para muitos pais o melhor presente são seus filhos, imagine quando o presente vem em dose múltipla. Este caso aconteceu recentemente na cidade de Quatá. Sandra Roberta da Silva Rabelo Sospmeyer, 29, deu à luz a quatro crianças em abril deste ano. Apesar da gravidez e do parto complicado, todas nasceram com saúde. Lutero Sospmeyer lembra a emoção de ser pai pela primeira vez ainda mais com quadrigêmeos. "Foi um susto até nos acostumar com a ideia, mas nada se compara ao sorriso deles".

Segundo o médico que acompanhou o caso, Wilson Jaccoud, os casos de gravidez múltipla são raros, ainda mais quando todos as crianças sobrevivem. Esta, segundo ele, não ocorreu por insseminação, apenas com um medicamento para ovulação. Para que ocorresse bem, o médico contou com uma equipe de profissionais como pediatras neonatais, nutricionistas e fisioterapeutas.

Sospmeyer disse que o Dia dos Pais será uma experiência única, pois a gravidez foi um período difícil, mas hoje todos estão bem, e a cada dia eles descobrem algo novo nos filhos. "Antes víamos os outros pais e ficávamos imaginando quando seria a nossa vez".
Publicidade

Veja também