Dia Mundial da Limpeza será realizado em setembro

Em 2019, o Brasil entrou no “top ten” em número de participantes com 300 mil voluntários; neste ano, o desejo é que o país possa figurar entre os cinco

REGIÃO - OSLAINE SILVA

Data 23/08/2020
Horário 15:28
Cedida - Prudente contou com 50 participantes em 2019; seja um voluntário neste 2020
Cedida - Prudente contou com 50 participantes em 2019; seja um voluntário neste 2020

No dia 19 de setembro ocorre o Dia Mundial da Limpeza que, neste ano, traz a temática “Eu cuido do meu quadrado”. Trata-se de uma mobilização envolvendo vários países do mundo, com o intuito de promover a limpeza voluntária do planeta. Em Presidente Prudente, o líder do movimento é Eudes Elias, 38 anos, fundador da Rede Amor e Esperança. Outras cidades da região também realizam a ação no mesmo dia: Caiuá, Marabá Paulista, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Panorama, Piquerobi, Presidente Venceslau, Rosana, São João do Pau d'Alho e Teodoro Sampaio.
De acordo com Eudes, no ano passado, o Brasil entrou no “top ten” do ranking em número de participantes com um total de 300 mil voluntários. Neste ano, o desejo é que o país possa figurar entre os cinco (top five) países do mundo com pessoas na realização desta ação. 
“O Dia Mundial da Limpeza é uma ação que envolve sociedade civil, poder público, empresas privadas, institutos, associações, enfim, todos podem e devem participar. O objetivo é conscientizar a população quanto ao descarte do lixo. Despertá-la para este problema grave que, além de prejudicar o meio ambiente, atrai doenças como dengue, zika vírus, chikungunya, e estimula a proliferação de animais peçonhentos como cobras, aranhas, escorpiões, etc”, expõe Eudes.
Segundo ele, a Rede Amor e Esperança quer contribuir com a diminuição dos casos de dengue na cidade, que é um dos maiores problemas que atinge não apenas o município, mas o país inteiro todos os anos.

Cuide cada um do seu quadrado

Conforme Eudes, em Prudente foram aproximadamente 50 participantes em 2019. Neste, por conta da pandemia, a orientação em nível nacional é que cada um realize a ação dentro de suas próprias casas, em seus quintais, empresas, lojas. “Com pessoas do seu convívio, com as crianças já para aprenderem desde pequeninas”, comenta. Essa orientação é para evitar um problema maior com a aglomeração de pessoas como a disseminação do coronavírus. Então, limpe suas gavetas, armários, separe para doação roupas, livros que não usarão mais, celulares quebrados, carregadores que podem ser destinados ao lixo eletrônico. Faça uma limpeza digital em seus aparelhos que, de repente, têm arquivos, apps desnecessários. E faça uma limpeza mental também nutrindo bons pensamentos.

Adesão de mais cidades

Promover a consciência ambiental dentro das cidades certamente gera resultados positivos em escala global. Eudes diz que o desejo dos envolvidos é que mais líderes sejam tocados em outros municípios da região, para ressaltar que uma parte da população quer mostrar à outra que não quer ver lixo sendo descartado incorretamente. 
“O meio ambiente precisa desse cuidado. Existe uma estimativa de que até 2050 tenha mais plástico no oceano do que peixes. Ou seja, isso pode ser o fim da raça humana. Então, precisamos dar o descarte correto aos resíduos que geram riquezas ao município também. Se tiver um investimento adequado vai contribuir na geração de emprego e renda para pessoas que precisam”, destaca o organizador prudentino. 

SERVIÇO 
Para participar desta ação de proteção ao meio ambiente e, consequentemente, ao ser humano, o site oficial é o https://www.diamundialdalimpeza.com.br. Ou pode contatar o representante prudentino, Eudes Elias, pelo WhatsApp (18) 99690-8385.

SAIBA MAIS

Ação promove limpeza na linha férrea de Prudente

Publicidade

Veja também