Dia Mundial do Rim: prevenção e cuidado com a saúde!

Sociedade Brasileira de Nefrologia diz que neste ano o tema da campanha é “Vivendo bem com a doença renal”; especialista traz informações sobre a enfermidade

Saúde & Bem Estar - GABRIEL BUOSI

Data 11/03/2021
Horário 07:22
Foto: Reprodução/internet 
Dia Mundial do Rim é comemorado hoje 
Dia Mundial do Rim é comemorado hoje 

Neste 11 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, neste ano o tema da campanha é “Vivendo bem com a doença renal”, isso porque, o objetivo é o de conscientizar e orientar os pacientes com doença renal crônica quanto aos próprios sintomas, para que possam participar, de forma mais efetiva, na rotina da vida cotidiana. “Embora medidas eficazes de prevenção e progressão sejam importantes, os pacientes com doença renal – incluindo aqueles que dependem de diálise, e os transplantados renais – devem sentir-se apoiados, junto aos seus familiares e acompanhantes, especialmente durante pandemias e outros períodos críticos”, afirma a sociedade. 
A nefrologista Vanessa Carolina Barros Silva Mariotti aponta que essas campanhas anuais são de extrema importância, visto que auxiliam a lembrar a população da função vital que o rim possui no organismo, e falar um pouco mais sobre esse processo de filtrar as impurezas do corpo, bem como estimular os cuidados para se evitar doenças renais e tratamentos para uma vida toda. “Muitas são as doenças que podem acometer os rins, e as principais causas de doenças renais no país são a hipertensão, seguida pela diabetes”. Além destas, a profissional menciona ainda o cálculo renal, as infecções urinárias de repetição e até mesmo um quadro de Covid-19, em que muitos, por causa de uma inflamação sistêmica, não recuperam as funções renais. 

Doença assintomática

“A doença renal crônica é uma doença assintomática, por isso, muitos podem tê-la e não saber que tem. Essa doença só começa a ter sintomas no estado terminal, o que faz com que seja, em muitos casos, algo tardio. No entanto, são os sintomas: inchaço pelo corpo, náuseas, sangramentos que podem ser por fezes, gengiva ou nariz, fraqueza e mal-estar”. Por isso, a importância de estar em contato frequente, por exemplo, com médicos clínicos, que poderão identificar alterações por meios de exames, como os de sangue, para o encaminhamento ao nefrologista.
A prevenção para a boa função renal dos rins está ligada aos bons hábitos de vida, como não deixar de fazer exercícios físicos e ter boa alimentação, evitar o consumo de gorduras, enlatados e excesso de sal, além do cuidado especial para com a pressão, para que ela não seja maior do que 14 por nove, e o controle da diabetes. “Além disso, não fazer o uso de remédios sem a recomendação médica, em especial dos anti-inflamatórios”.

Foto: Cedida 

dia mundial do rim presidente prudente
Vanessa afirma que bons hábitos de vida são benéficos aos rins 

SAIBA MAIS

Carim iniciará amanhã campanha alusiva ao Dia Mundial do Rim

Publicidade

Veja também